Centro de convivencia do idoso

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1734 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE DO VALE DO RIO DOS SINOS











EDUARDA GAFFORELLI RIBEIRO

MARIANA MATOS DE OLIVEIRA













PROJETO DE OBSERVAÇÃO

CENTRO DE CONVIVÊNCIA DO IDOSO















SÃO LEOPOLDO

2012

CENTRO DE CONVIVÊNCIA DO IDOSO





JUSTIFICATIVA DA ESCOLHA


A escolha do local de observação partiu do desejo de (re)conheceros serviços oferecidos no local de trabalho de uma das integrantes da dupla, pois apesar de a origem dos atendimentos estarem ligadas a mesma secretaria, não faz parte do mesmo setor em que trabalha diariamente. Já a outra colega, se interessou pela parceria de observação pela ideia de conhecer um grupo diferente de sua convivência.
Primeiramente escolhemos o CRAS como local de observação,na primeira visita, foram-nos apresentados diversos grupos que são oferecidos no centro, entre eles nos interessamos pelo grupo de convivência do idoso. Outro fator relevante para a escolha deste grupo foi por considerarmos a importância de ter um grupo destinado à terceira idade, o qual é uma iniciativa do município em que residimos.




IDENTIFICAÇÃO DO GRUPO


HISTÓRIA

Em marçode 2010 foi implantado em Osório o Centro de Referência de Assistência Social, qualificando e ampliando o atendimento na área social. Através do CRAS o município passou a receber recursos federais para o melhor atendimento as necessidades sociais. A equipe de trabalho conta com assistentes sociais e psicólogas. A partir da implantação do CRAS foi possível desenvolver vários programas deassistência às famílias em vulnerabilidade social como o Programa de Atenção à Família – PAIF, que tem o objetivo de prevenir a ruptura dos vínculos familiares e comunitários, além da realização de oficinas de artesanato, marcenaria, informática e de violão. No atendimento ainda estão incluídos alguns grupo, entre eles o Grupo de Convivência aos Idosos, o qual surgiu de um sonho da administração municipalna gestão 1986 – 1988. Acreditava-se que seria possível criar espaços que favorecessem a compreensão, a fraternidade, a igualdade, o afeto e a solidariedade entre homens; independente de idade, do sexo, da religião, da cor e do status social.
Este sonho foi realizado no ano de 1989, quando construíram o “Centro de Convivência do Idoso”, sendo considerado um ambiente próprio para oatendimento a idosos. O local é vinculado a Secretaria Municipal de Ação Social, fazendo parte das ações do CRAS.




PROJETO CONVIVER



As práticas do Centro de Convivência do idoso são previstas em um projeto nomeado como “Projeto Conviver”, o qual apresenta as necessidades, a preocupação e a situação dos idosos, visando contemplar artigos do Estatuto do idoso e da LOAS (Lei Orgânica daAssistência Social), fazendo prevalecer o direito do cidadão idoso a ter acesso às políticas públicas, com o objetivo de oportunizá-los uma melhor condição de vida.
O trabalho é realizado em forma de grupos, enfatizando a dimensão convivência, buscando desenvolver: o sentimento de pertencimento, de identidade e de integração do grupo; o compartilhamento de objetivos, ideias e estratégias deação; a relação do grupo com a comunidade e a sociedade; a capacidade de participar, de comunicar, de seguir regras, de negociar objetivos, estratégias e regras de ação e interação; a capacidade de produzir consensos e de negociar conflitos dentro de regras de negociação; e diversos outros aspectos relativos ao vínculo social. Trabalhar nesta dimensão significa criar situações em que taiscapacidades possam ser desenvolvidas, a fim de empoderar os indivíduos e suas famílias.






OBJETIVO DO PROJETO



Oferecer um local adequado onde as pessoas idosas possam se encontrar e ter oportunidade através de grupos de convivência de participarem de atividades recreativas, culturais, artesanais, educativas, esportivas e de lazer, contribuindo no processo de envelhecimento...
tracking img