Central do brasil e a diversidade humana

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (995 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1 INTRODUÇÃO
A diversidade é um tema que envolve muitos profissionais, como componente da realidade social, e está presente nas diferentes culturas, raças, etnias, gerações, formas de vida, escolha,valores, concepções de mundo, crenças, representações simbólicas, enfim, nas particularidades do conjunto de expressões, capacidades e necessidades humanas historicamente desenvolvidas.
O filmeretrata uma diversidade ramificada em todas as tendências culturais, na forma de falar, comportar, etc. O filme retrata o problema vivido por Josué, personagem que procura o pai depois que a mãe foiatropelada na cidade do Rio de Janeiro.
Na procura pelo pai passa fome, precisa roubar, dorme no meio da rua, este é um grave problema social, o que torna intolerante esse caus.
Historicamente, aintolerância percorre a trajetória da humanidade, destacando-se a religiosa e a racial, como dois grandes marcos da opressão e injustiça vinculadas á questão da diversidade e aos direitos humanos.



2DESENVOLVIMENTO
O filme inicia na estação de trem situada no subúrbio do Rio de Janeiro, no qual trafegam pessoas de todos os tipos e lugares do Brasil, geralmente vindas em busca de uma vida melhor,deixando familiares em sua cidade natal. Indica um lugar central do país, em que as pessoas podem chegar ou partir para todos os lugares do país.
Mostra uma realidade marcada pelas desigualdadessociais (competições pelo mercado de trabalho, luta pela sobrevivência, violência, analfabetismo, execução de menores, impunidade, corrupção, tráfico, assalto, suborno e desemprego).
Dora personagemvivida por Fernanda Montenegro, uma professora aposentada, sem valores, sem ética, que pensava apenas na sua sobrevivência, aproveitando-se da ingenuidade das pessoas que acreditavam que ela escrevia eenviava a carta. Cartas estas, em que as pessoas expressavam suas emoções e sentimentos, palavras doces, amargas, sinceras, simples e verdadeiras, uma espécie de confessionário público, um depósito de...
tracking img