Censura

Páginas: 18 (4376 palavras) Publicado: 7 de novembro de 2014
 Colégio Luterano São Paulo







Brasil
Sergio Ferrari n°11
Júlia Meneguelli n°15
Laís Dantas nº19São Paulo
2013

Sociedade e Cultura:

Anos 50
Sociedade
Foi na década na qual, começou a modernização no Brasil. No cotidiano das donas de casa, já encontrávamos aparelhos modernos, como liquidificadores, batedeiras, e etc. Isso facilitou muito o dia-a-dia das donas de casa. A paisagem urbana tambémse modernizava, com a construção de edifícios e casas.
Essa época permitiu, não a todas, mas uma parcela da sociedade (os setores médios dos centros urbanos) consumir novos e mais produtos, por outro lado a vontade do novo trazia embutido em várias áreas a cultura e o desejo de transformar o Brasil em uma nação independente economicamente.
Cultura
Além disso, os meios de comunicação comocinema, televisão e rádio se difundiam e faziam sucesso entre o povo, cada vez mais. As propagandas e aumento da publicidade marcaram as populares radionovelas. Eram novas as formas de Pensa e fazer o cinema, o teatro, a música e literatura.
Eram novas as formas de Pensa e fazer o cinema, o teatro, a música e literatura.

Anos 60
Sociedade
O mundo todo estava em mudança cultural nas maisvariadas classes sociais. Os Hippies foram o principal marco dessa época, eles eram Jovens rebeldes dos anos 60 que aceitavam a liberdade sexual e o uso de drogas. Eles acreditavam na paz no amor e na tolerância.
Em 1962, o Brasil torna-se pela segunda vez, campeão da Copa do Mundo FIFA

COSTUMES DA ÉPOCA
- Estilo hippie
•  Jeans e calças militares usadas com enormes bocas de sino, tachinhas,bordados e muitos brilhos
•  Camurças com franjas;
•  Colares de contas miçangas, bijuterias étnicas;
•  Saias e calças de cintura baixa com cintos largos ou de penduricalhos;
•  Botas de camurça e sandálias de plataforma;

Cultura
Foi nos Anos 60 que nasceu um novo modo de viver, sonhar e morrer, no qual o que importava era a revolução em beneficio do homem, em nome da liberdade. O novo homemdevia estar de acordo com seus instintos. Buscava-se libertar o corpo e a alma de conceitos artificialmente instituidos pela industria cultural e pela comunicação de massa, e entrar em sintonia com seus desejos.
No Brasil o rock recebeu o nome de iê-iê-iê. O programa Jovem Guarda, estreou em 1965, e era apresentado por Robertos Carlos, Erasmo Carlos e Wanderléa, esse programa foi muitoimportante nessa época pois acabaram gerando movimentos com o mesmo nome, onde os jovens tiveram pela primeira vez um espaço, lhes permitindo uma indentidade própria pois pela primeira vez que se era dedicada aos adolescentes uma parte do cenério cultural.
Começam as transmissões de TV em cores no mundo em 1965, e é inaugurada nesse mesmo ano no Rio de Janeiro a Rede Globo de Televisão.

Anos 70Sociedade
Censura. Nos anos 70, emissoras de TV do Rio de Janeiro e de São Paulo assinam um documento de submissão a censura prévia federal. O Presidente Medice proíbe os meios de comunicação de divulgarem “qualquer exteriorização considerada contrária à moral dos bons costumes”.
A partir dos anos 70, a migração campo-cidade fica mais intensa e acelera o processo de inchaço dos grandes centrosurbanos.  A região Sudeste, rica e industrializada,passa a concentrar quase metade dos habitantes do Brasil.

Cultura
É também conhecida como a “década da discoteca” devido ao surgimento da dance music. Surge também um movimento punk. Aqui, a discoteca e o pop dançante serviram de base para uma geração de ídolos populares como “cafonas; exuberantes” e até “pornagráficos”. Nessa época o...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • censura
  • Censura
  • Censura
  • Censura
  • Censura
  • censura
  • Censura
  • Censura

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!