Cemiterada

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1955 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
No dia 24 de outubro de 1836, entrava em vigor uma lei em Salvador que proibia os tradicionais enterros no interior das igrejas e dava a uma companhia privada o monopólio dos enterros por trinta anos, no cemitério chamado de Campo Santo. Insatisfeitos com a postura do governo da Bahia, um dia após a lei ser outorgada, as irmandades católicas se organizam e vão protestar em frente ao palácio dogoverno provincial.
As irmandades eram organizações responsáveis pela devoção festiva de santos específicos e seus membros estavam reunidos de acordo com a classe que pertenciam na sociedade. Haviam irmandades predominantes, mas não exclusivas, de brancos, mulatos e pretos, ricos e pobres.  As irmandades se responsabilizavam pelos funerais dos seus membros, chegando a enterras pessoas estranhas porum valor determinado.
No dia 25 de outubro de 1836, as irmandades marcham em direção ao palácio provincial, convidando seus membros e o público em geral para protestar contra a nova lei. A multidão se reuniu, vestidos a caráter, carregando cruzes e bandeiras referentes a sua irmandade, o protesto tomou tal proporção que polícia estimou cerca de duas a quatro mil pessoas. Devido a imensa multidãoque se postou frente ao palácio, o presidente da província, Francisco de Sousa Paraíso, aceitou negociar com os principais representantes das irmandades. Devido a pressão exercida, Paraíso decide convocar uma reunião extraordinária  da Assembléia Provincial para rever a lei, acalmando em parte, os ânimos dos protestantes e enquanto a reunião não ocorria para dar o parecer final, os enterroscontinuariam sendo nas igrejas.
Mesmo com a decisão do governador que atendia, por enquanto, a vontade do povo, um grupo aproximou-se do escritório da companhia do cemitério gritando “vivas às Irmandades e morras aos Pedreiros livres”, em seqüência apedrejaram o lugar. Em seguida,  a multidão marchou sentido ao Campo Santo, que ficava a três quilômetros do centro da cidade, lá a destruição foipraticamente total. Os policiais que acompanharam tudo de perto não puderam fazer nada, a quantidade de pessoas era imensa e usar a força contra homens e mulheres que carregavam cruzes seria politicamente incorreto. A manifestação só teve fim a noite, o cemitério estava destruído e o povo contente. Assim ocorreu a Cemiterada de1836 na Bahia.
“A Cemiterada é um exemplo do conflito entre tradição ereforma, tão comum na formação do capitalismo e dos estados nacionais modernos. Mais especificamente, ela pode ser entendida à luz das mudanças de atitudes frente a morte e aos mortos, em parte do mundo católico, entre meados do século XVIII e meados do XIX, aproximadamente.” (REIS, 2006, p. 229)
DISCUTINDO O TEMA
Observando a cemiterada conseguimos pereceber que foi um movimento atípico dos diversosque vieram a ocorrer naquele período, exemplo da Revolta dos Malês em 1835 e a Sabinada em 1837. Analisando o contexto histórico, observamos que houve uma mudança da organização social da época após o declínio do mercado açucareiro, a população baiana passou por uma crise de abastecimento de alimentos o que causou fome e miséria a grande parte da sociedade, as tensões sociais estavam refletidas emproblemas como: crise econômica, desigualdades sociais, preconceito de cor e diferentes ideologias religiosas.
[pic]
Revolta dos Malês
Percebe-se que havia uma grande preocupação quando se falava em morte naquela época, haviam rituais que deviam ser cumpridos para que os mortos “descansassem em paz”, os baianos se sentiam atraídos pelos funerais, era um dos passatempos favoritos da população.Quando um grande número de pessoas acompanhava o enterro demonstrava o prestígio social da família do morto, poder e proteção para a alma do defunto. As famílias poderosas da época distribuíam centenas de convites para os seus enterros.
As classes baixas, a grande maioria da população, freqüentavam os enterros, pois sabiam que iriam receber gratificações por está ali. O pagamento era feito...
tracking img