Cem anos de assembleia de deus

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 87 (21636 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de julho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Texto Base: 1Corintios 3:6-11
“De sorte que as igrejas eram confirmadas na fé e cada dia cresciam em número”(At 16:5).

INTRODUÇÃO

A Assembléia de Deus não nasceu por acaso, foi o Senhor quem plantou a sua “semente” no coração de seus pioneiros e o fez germinar, crescer e dar muitos frutos. Homens e mulheres, cheios do Espírito Santo ajudaram a construir a sua história. Não há dúvida queela constitui no maior Movimento Pentecostal do mundo, idealizado e concretizado pelo Espírito Santo. É claro o trabalho do Espírito Santo na fundação e desenvolvimento desse Movimento Pentecostal. Jamais homem algum, junta missionária ou ricas empresas poderiam desenvolver um projeto tão grandioso e auspicioso. Provado está diante de nossos olhos que há um Senhor no Céu. Um Deus todo-poderoso, querecruta soldados humildes para edificar seus palácios na Terra. Em nossas mãos, está a gratidão, a honra e o respeito ao maravilhoso projeto divino executado em nosso país. Está o amor, a fé e a certeza de que fizemos e havemos de fazer o melhor para agradar Àquele que nos elegeu. Somos a geração do centenário!

I. O CHAMADO MISSIONÁRIO DOS PIONEIROS

1. O avivamento americano. Na virada doséculo XX, ondas de avivamento estavam acontecendo em várias partes do mundo, com destaque para os Estados Unidos, onde Charles Fox Parham começou a pregar sobre os dons do Espírito.
Em 1 ° de janeiro de 1901, Agnes N. Ozman, uma jovem de 18 anos, aluna da escola bíblica fundada por Parham, recebeu o batismo com o Espírito Santo. Nos dias seguintes, outros alunos e o próprio Parham receberiam apromessa, com a evidência do falar em outras línguas. Porém, foi através do ministério de William J. Seymour, um dos alunos de Charles Parham, que o Movimento Pentecostal moderno ganhou força. Em 1906, Seymour alugou um prédio mal conservado na Rua Azusa, nº 312, em Los Angeles, onde há tempos existira uma igreja, mas agora servia como estábulo e depósito de feno. Ali, fundou a Missão da FéApostólica.
Em Azusa, William H. Durham (1863-1912) foi batizado com o Espírito Santo, e sua igreja, em Chicago, tornou-se um centro irradiador do pentecostes para o mundo. Vários pioneiros do avivamento mundial foram influenciados pelo derramar do Espírito Santo em igrejas de Chicago. Entre eles, Gunnar Vingren e Daniel Berg. Historicamente, a fundação da Assembleia de Deus brasileira está ligada aoavivamento americano como um todo e, posteriormente, à cooperação da igreja sueca.
2. A experiência Pentecostal e a chamada missionária de Daniel Berg e Gunnar Vingren.
a) DANIEL GUSTAV HÖGBERG (Daniel Berg). Nasceu em 19 de abril de 1884 na pequena cidade de Vargon, Suécia, lugarejo onde cresceu. Seus pais, Gustav Verner Hõgberg e Fredrika Hõgberg, eram membros da Igreja Batista. Em 12 de fevereirode 1899, aos 15 anos, foi batizado nas águas ao lado de seu amigo de infância Lewi Pethrus.
Aos 18 anos, Daniel Berg embarca para os Estados Unidos no navio M.S. Romeu, chegando a Boston em 25 de março de 1902. Fugindo da depressão financeira que assolava o país escandinavo, sonhava com um futuro promissor na América. Nos EUA, Daniel Berg esteve durante sete anos, onde aprendeu a profissão defundidor. Mas, o Todo-Poderoso reservara-lhe outros planos.
Em 1909, Daniel Berg voltou à Suécia para rever seus pais. Ali, ao reencontrar seu amigo Lewi Pethrus, que agora era pastor de uma avivada igreja na cidade vizinha de Lidkõping, passou a desejar também a promessa. Nesse mesmo ano, Daniel Berg retorna aos Estados Unidos, sendo batizado com o Espírito Santo durante a viagem.
Em Chicago,participa de uma conferência bíblica e encontra-se com Gunnar Vingren, com quem compartilha a chamada divina e estreita laços ministeriais que nunca mais serão desfeitos.
A chamada de Daniel Berg foi claramente revelada através de uma profecia em South Bend, EUA, quando o Espírito de Deus falou com os missionários sobre uma terra distante chamada “Pará”. Porém, bem antes desse fato, Daniel Berg...
tracking img