Origem do petecostalismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2786 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO



Quando falamos de Pentecostalismo relatamos algo característico do Século XX, mas precisamente ao avivamento ocorrido a mais de um século na Rua Azuza, Los Angeles, EUA, conforme a maioria das literaturas acerca do assunto. No entanto, aprofundando mais no tema, podemos ver que o fenômeno pentecostal começou, conforme o livro de Atos dos Apóstolos no capítulo 2. Onde vemos ocumprimento da promessa de Jesus Cristo que derramaria do Espírito Santo sobre todos os seus discípulos que, em oração, aguardassem osinal. E isso aconteceu na Festa do Pentecostes exatamente após cinqüenta dias da morte de Jesus. Fato identificado nas Escrituras Sagradas como “batismo com o Espírito Santo”, tendo como evidência o fenômeno da “glossolalia” (falar em língua estranhas). Nasce entãoo Movimento Pentecoscal, mais conhecido como pentecostalismo clássico que se espalhou à medida que a pregação o Evangelho foi se expandindo por todo o mundo de então.

A história do Pentecostalismo nos mostra que o batismo com o Espírito Santo com o sinal que o evidenciava, que era o falar em outras línguas, sempre esteve presente na igreja durante toda sua existência. Apesar de, em algunsperíodo de tempos, haver sempre alguém que afirmasse não existir mais essas manifestações e até mesmo dizer que, os cristãojá teriamabandonado esses carismas do Espírito. Essas declarações fizeram com que muitos não mais buscaassem, nem ensisnassem acerca da doutrina do fenômeno do Pentecostes. Tornando mais escassas os registros históricos de sua existência entre os cristãos.

Mas com oretorno às Escrituras Sagradas, após um longo período de travas do conhecimento bíblico, em virtude da Reforma Protestante no Século XVI, houveram grandes avivamentos na igreja, através de homens levantados por Deus para esse fim. Como Martinho Lutero, João Calvino, Jonh Knox. No século XVIII ocorreu o avivamento Morávio com o Conde Zinzendorf. O grande reavivamento na Iglaterra, com Jonh Wesley,Charles Wesley e George Whiterfield e o Reavivamento Americano com Jonathan Edwards. No entanto nenhum desses eventos foi denominado como pentecostal, pois o termo só foi usado a partir do século XX , precisamente em 1901 por Charles Parham e 1906 com WilliamSeymour no Avivamento da Rua Azuza.

A partir desses eventos se desenrola a história do Avivamento Pentecostal Moderno, de ondeoriginou-se o pentecostalismo brasileiro. Nessa pequena exposição gostaríamos de discorrer sobre o início do movimento nos Estados Unidos, seus principais protagonistas e o espantoso crescimento do movimento até os dias atuais Estaremos comentando sobre a influência norte-americana na formação do Movimento Pentecostal no Brasil, suas transformações ocorridas no decorrer desses cem anos, conhecendo tambémum pouco das mudanças que aaconteceram no cenário das denominações evangélicas surgidas nesse período. Esse trabalho tem como base o artigo “As origens norte-americanas do pentecostalismo brasileiro: observações sobre uma relação ainda pouco avaliada”, de Leonildo Silveira Campos, publicado na Revista USP, nº 67 de 2005.



CAPÍTULO I
O PENTECOSTALISMO MODERNO




Conhecendo comosurgiu o movimento religioso mais importante do Século XX, visto que, em pouco mais de 100 anos de existência conta com cerca de 500 milhões de crentes que professam o Eatismo com o espírito Santo nos moldes ocorridos em Atos 2 em todo o mundo, poderemos entender um pouco mais sobre sua evolução na origem e a sua expansão em todos o continentes.

O Pentecostalismo Moderno nasceu em 1901, comoveremos mais adiante, e desde o seu aparecimento público em 1906, sofreu rupturas e transformações durante a sua existência, gerando hoje diversas variantes do movimento no mundo e principalmente no Brasil, que é o nosso objeto de estudo. É verdade que desde a sua evolução a partir de 1906 em Azuza Street, EUA, a proximidade dos seus 100 anos vem criando um crescente interesse na história do...
tracking img