Celulose e papel

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1841 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INDÚSTRIA DE PAPEL E CELULOSE

FLORIANÓPOLIS-2012


INDÚSTRIA DE PAPEL E CELULOSE

Trabalho apresentado à disciplina de Introdução à Engenharia Química, solicitado pela Prof. Selene.

FLORIANÓPOLIS-2012

1 INTRODUÇÃO

A indústria de papel e celulose é uma atividade em constante crescimento no Brasil. A produção de papel e celulose no País é uma atividade industrial complexa,verticalizada, globalizada e intensiva em capital e recursos naturais, sendo importante na economia brasileira em termos de mercado interno.
Em vista disto o presente trabalho pretende expor de forma resumida os processos que envolvem desde a fabricação de pastas celulósicas com base em diversos tipos de matérias primas fibrosas, principalmente a madeira, até a formação dos diversos tipos de papéisexistentes.

2 HISTÓRICO

A maioria dos historiadores concorda em atribuir aos chineses, por volta do século II, a primazia de fabricar papel com as características que o atual possui.
Chineses adquiriam uma técnica que continuou sendo utilizada durante mais de 1500 anos. Sendo a matéria-prima mais comum para o fabrico não a madeira, e sim fibras de algodão extraídas de roupas velhas, panos etrapos. A partir do século 15, o consumo de papel aumentou muito e o mundo percebeu que não havia roupa velha que chegasse para publicar livros, revistas e jornais. Alguns reis da Europa tentaram inclusive limitar o comércio de trapos, temendo ficar sem papel.
O francês René Antoine de Reaumour, em 1719 deu a idéia de usar fibras extraídas da madeira, mas somente a partir de 1850 que diversosinventores, como o alemão Friedrich Keller, o inglês Hugh Burgess e o americano Benjamin Tilghman, tornaram isso viável.
Foi preciso aperfeiçoar um método de digerir a madeira com produtos químicos, de modo a extrair a celulose e obter um papel de qualidade aceitável. Entre os produtos químicos usados estão certos sulfitos (compostos de enxofre) é daí que vem o nome, por exemplo, do papel sulfite.3 PROCESSO INDUSTRIAL DA FABRICAÇÃO DO PAPEL

3.1 Matéria Prima

A principal matéria-prima para a obtenção industrial das fibras que formam o papel é a madeira, proveniente do tronco das árvores. Além das fibras da madeira, também podem ser utilizadas as fibras de bambu, bagaço de cana, algodão, linho e sisal.

Figura 1: Estrutura de uma cadeia de celulose.
As paredes das células damadeira são constituídas, essencialmente por celulose. A celulose é um polissacarídeo formado pela ligação de milhares de monômeros de glicose produzidos durante a fotossíntese. As células da madeira são unidas por uma substância chamada lignina, que funciona como um cimento, dando-lhe rigidez e resistência.
As fibras encontradas no eucalipto são consideradas curtas, o que torna o processo mais fácile a celulose resultante mais absorvente. A madeira do Pinus, ao contrário, tem fibras longas, o que garante ao papel uma maior resistência mecânica. No Brasil, a madeira mais usada é o eucalipto por possuir fibras que garantem que a celulose seja mais maleável, absorvente, macia, homogênea e até mesmo de maior volume.

3.2 Etapas do processo

Após o cultivo, crescimento e colheita dasflorestas plantadas, a madeira é descascada e picada em pequenos pedaços, denominados cavacos, com o uso de equipamentos variados, como descascadores, cortadores e picadores. Em seguida, os cavacos são selecionados para remoção de lascas e serragens e, depois, submetidos a processos mecânicos e químicos para a produção da celulose.
Dando início ao processo de fabricação do papel propriamente dito,após a picagem, separa-se pelo tamanho dos cavacos formados. Aqueles considerados muito pequenos ou muito grandes são retirados e encaminhados para locais onde serão reaproveitados, normalmente como combustível para as caldeiras. O tamanho ideal varia de 0,5 a 2,0 cm de comprimento.
Os cavacos considerados de tamanho bom são então colocados em um digestor. Esses equipamentos são torres de cerca de...
tracking img