Celulose e papel

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1832 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
CULTIVO DO PINUS
Espécies de Pinus vêm sendo plantadas, em escala comercial, no Brasil, há mais de 30 anos. Inicialmente, os plantios mais extensos foram estabelecidos nas Regiões Sul e Sudeste, com as espécies P. taeda para produção de matéria-prima para as indústrias de celulose e papel e P. elliottii para madeira serrada e extração de resina.  Atualmente, com a introdução de diversasespécies, principalmente das regiões tropicais, a produção de madeira de Pinus tornou-se viável em todo o Brasil, constituindo uma importante fonte de madeira para usos gerais, englobando a fabricação de celulose e papel, lâminas e chapas de diversos tipos, madeira serrada para fins estruturais, confecção de embalagens, móveis e marcenaria em geral.  
A grande versatilidade das espécies para crescer eproduzir madeira em variados tipos de ambiente, bem como a multiplicidade de usos da sua madeira possibilita a geração desse recurso natural em todo o território nacional, em substituição às madeiras de espécies nativas. O desenvolvimento da tecnologia de utilização da madeira de pínus e a ampliação das alternativas de uso tornaram essas espécies cada vez mais demandadas no setor florestal. Emdecorrência disso, vem aumentando o número de produtores, especialmente pequenos e médios proprietários rurais, interessados no plantio e manejo de Pinus, em busca de dados técnicos para plantio, manejo e viabilização do agronegócio com estas espécies. 
O plantio do pinus requer varias etapas que são de suma importância para que se obtenha um produto de qualidade, tais como, preparo de área, produçãode mudas, controle de pragas e doenças, escolher o sistema de plantio, etc.

ETAPAS PRINCIPAIS PARA O PLANTIO DO PINUS
1º- Preparo de área
Para se estabelecer um plantio de Pinus por mudas, devem ser consideradas várias situações na tomada de decisão sobre o preparo da área. Um dos fatores que mais influenciam no crescimento do Pinus é a profundidade do solo. Mesmo sendo arvores de grandeporte raramente a raiz possui mais que 60 cm de profundidade. Assim, se o plantio for em áreas que eram anteriormente utilizadas com cultivos agrícolas mecanizados, é recomendável preparar o solo com subsolador pois é provável que ele esteja compactado. O mesmo procedimento deve ser adotado em áreas com solos pedregosos na superfície e com profundidade efetiva maior que 50 cm.
Em áreas previamenteutilizadas com pastagem, a profundidade da subsolagem pode ser reduzida, uma vez que a compactação, decorrente de pisoteio, é superficial. Nestes casos, o mais importante é o controle das gramíneas, durante o primeiro ano do plantio.
Em áreas de plantio de segundo ciclo de Pinus, o preparo do solo será necessário somente se a colheita e a retirada da madeira tiverem sido mecanizadas, pois estasoperações sempre causam compactação do solo. Quanto maior o teor de umidade no solo, mais profunda e mais severa serão os efeitos desses equipamentos na compactação do solo.

2º-Produção de mudas
A produção de mudas é uma das etapas fundamentais no processo de implantação de uma floresta e determinante para o sucesso do. As técnicas de produção devem atender às necessidades do produtor,levando-se em consideração a disponibilidade e a localização de áreas, o grau de tecnologia e os recursos financeiros disponíveis. Nesse processo, especificamente com Pinus, destacam-se diversos aspectos que precisam ser observados, visto que afetam, diretamente, os resultados do empreendimento, como, sementes, substratos, micorriza, recipiente a ser utilizados, sistemas de irrigação, sequencia dasoperações no viveiro de Pinus, controle fitossanitário, geadas.
3º-Controle de Pragas e Doenças
Para controlar pragas e doenças é preciso diagnosticar qual é o problema, por exemplo, O pínus pode ser atacado por patógenos, principalmente fungos, desde a fase de viveiro até em plantios adultos, e para tratá-lo é necessário que se saiba qual doença esta afetando a planta. Esses são os principais...
tracking img