Celula

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (776 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Pteridófitas
 São as plantas vasculares sem sementes. Atualmente, costuma-se dividir essas plantas costumam em 4 filos: Psilophyta, Lycophyta, Sphenophyta e Pterophyta (o filo das samambaias).
Aspteridófitas possuem arquegônios contendo a oosfera. Os gametas masculinos são anterozóides multiflagelados. Em condições adequadas, as paredes do anterídio se rompem, liberando os anterozóides quenadam até o arquegônio, que ali penetram por um canal, atingindo a oosfera (este processo também ocorre nas briófitas). O zigoto germina sobre a planta-mãe, dando origem ao esporófito dominante, quepossui esporos em esporângios; esses esporos, ao germinarem, darão origem a uma nova planta-mãe.
Características Gerais:
I. são plantas vasculares; portadoras de vasos condutores
II. vivem em locaisúmidos e sombrios
III. dependem da água para a fecundação
IV. destituídas de flores, frutos e sementes
V. o caule é subterrâneo ou rente ao solo, desenvolvendo-se paralelamente à superfície dosolo e denomina-se rizoma.
VI. existem espécies com caules aéreos como o samambaiaçu (de onde é retirado o xaxim).
O filo Psilophyta é representado no Brasil pelo gênero Psylotum, uma planta herbáceacom ramificação dicotômica (Y), desprovida de raízes (em seu lugar existe um rizoma, com micorrizas associadas) e folhas, porém apresentam vascularização.
O filo Sphenophyta é representadoatualmente pelo gênero Equisetum (cavalinha). Seu hábito é verticilado (as diminutas folhas distribuem-se verticiladamente na região do nó). Os entrenós são estriados e apresentam sílica nas célulasepidérmicas. Os caules surgem de sistemas subterrâneos que permanecem vivos durante as estações desfavoráveis, quando a parte aérea morre. A atividade fotossintetizante das folhas é desprezível; a maior parte dafotossíntese é efetuada pelo caule estriado, como em Psilotum. As raízes nascem de rizomas subterrâneos profundos.
O filo Pterophyta é o mais conhecido e compreende os vegetais vasculares com...
tracking img