Cecilia meireles

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (574 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Cecilia Meireles
Biografia de Cecilia Meireles, momentos importantes de sua vida, atuação literária, livros,
poesias e poemas de Cecilia Meireles, prêmios

Uma das grandes representantes daliteratura brasileira
Biografia, obras e estilo literário.
Cecília Meireles é uma das grandes escritoras da literatura brasileira, além disto, ela era educadora, jornalista, folclorista e artistaplástica. Seus poemas encantam os leitores de todas as idades. Nasceu no dia 7 de novembro de 1901, na cidade do Rio de Janeiro e seu nome completo era Cecília Benevides de Carvalho Meireles.
Suainfância foi marcada pela dor e solidão, pois perdeu a mãe com apenas três anos de idade e o pai não chegou a conhecer (morreu antes de seu nascimento). Foi criada pela avó Dona Jacinta. Por volta dos noveanos de idade, Cecília começou a escrever suas primeiras poesias.
Formou-se professora (cursou a Escola Normal) e com apenas 18 anos de idade, no ano de 1919, publicou seu primeiro livro “Espectro”(vários poemas de caráter simbolista). Embora fosse o auge do Modernismo, a jovem poetisa foi fortemente influenciada pelo movimento literário simbolista.
No ano de 1922, Cecília casou-se com opintor Fernando Correia Dias. Com ele, a escritora teve três filhas.
Em 1929 inscreveu-se em um concurso para cátedra de Português e literatura foi uma disputa acirrada e tensa. Ficando empatada comoutro escritor ontem os juízes do concurso optaram pelo homem, pois nesta época a mulher não era bem aceita nos meios profissionais. A tese que ela defendia era da modernização do ensino que seguia ospreceitos da escola nova.
Sua formação como professora e interesse pela educação levaram-a a fundar a primeira biblioteca infantil do Rio de Janeiro no ano de 1934. Escreveu várias obras na área deliteratura infantil como, por exemplo, “O cavalinho branco”, “Colar de Carolina”, “Sonhos de menina”, “O menino azul”, entre outros. Estes poemas infantis são marcados pela musicalidade (uma das...
tracking img