Cdxcszczd

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (358 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Culinária do Japão


A culinária japonesa é reconhecida internacionalmente como uma culinária rica e saudável, e a culinária caseira japonesa é vista atualmente como a versão oriental da cozinhade bistrô francesa. O conceito de ambas é similar: priorizam-se os ingredientes frescos e o preparo lento de pratos honestos, ricos em sabor, feitos em quantidades limitadas. São gostos e aromas queremetem à infância, a ambientes familiares e reuniões de amigos em casa.
Pouca gente sabe, mas assim como na culinária francesa pratos variam de sabor conforme influências regionais, o mesmo ocorre coma comida japonesa. Conhecer todas essas nuances é um pouco difícil, mas é possível conhecer pelo menos duas das principais linhas regionais gastronômicas da culinária japonesa: a de Kantõ e ade Kansai.
A expressão Kantõ significa "a leste do portal" e é das regiões mais populosas e industrialmente desenvolvidas do Japão, compreendendo as cidades de Tóquio, Yokohama e Kawasaki. Regiãocaracterizada pela intensa vida urbana e pelos gostos burgueses, a culinária de Kantõrevela preferência por sabores fortes e marcantes. Como reflexo do caráter metropolitano da região, aberto a novidades einfluências externas, a culinária de Kantõ é também bastante condimentada e usa com freqüência ingredientes de origem estrangeira, como a manteiga.
Kansai significa "a oeste do portal". Trata-se de umaregião com fronteiras não muito bem definidas, que compreende as cidades de Osaka, Kobe, e a antiga sede da corte imperial por mil e duzentos anos, Kyoto. Fortemente influenciada pela estéticazen-budista e pelos gostos da aristocracia, a culinária de Kansai prioriza os sabores naturais dos ingredientes, evitando temperos em excesso e gordura. Os pratos de Kansai são leves e belos na apresentação. Oscaldos e consomês são claros e sutis no sabor. Trata-se da culinária tradicionalista.
Atualmente há muitas cidades brasileiras que possuem mercearias especializadas em comida oriental e...
tracking img