CCO7 Modelo Trabalho Individual

2587 palavras 11 páginas
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3

2 CONTABILIDADE APLICADA 4
2.1 CONTROLADORIA 4
2.2 ESTUDO DE CASO 8

3 CONCLUSÃO 9

REFERÊNCIAS 10

1 INTRODUÇÃO
As empresas para se manterem no mercado buscam o melhor gerenciamento de seus fluxos financeiros, uma das opções é a redução da saída de recursos. A carga tributária que no Brasil, comparado a outros países é elevada, representa uma parcela significativa do ônus das empresas. Dessa forma, o planejamento tributário ou a elisão fiscal são os instrumentos lícitos que auxiliaram as empresas, aproveitando as brechas existentes nas leis para reduzirem, postergarem ou extinguirem os tributos a serem recolhidos. A controladoria é abordada como um órgão administrativo capaz de auxiliar as empresas para a elaboração do planejamento tributário.

2 CONTABILIDADE APLICADA
2.1 CONTROLADORIA
A controladoria destaca-se em qual importante ação em um planejamento tributário?
A controladoria é apresentada sobre dois pontos de vista distintos: um como órgão administrativo e o outro como área do conhecimento humano.
A controladoria consiste em um corpo de doutrinas e conhecimentos relativos à gestão econômica. Pode ser visualizado por dois enfoques: a) como um órgão administrativo com uma missão, funções e princípios norteadores definidos no modelo de gestão do sistema empresa e; b) como uma área de conhecimento humano com fundamentos, conceitos e princípios e métodos oriundos de outras ciências. O enfoque dado a esta pesquisa será da controladoria como um órgão administrativo que se perfaz da base teórica e dos conceitos preconizados na controladoria dentro da empresa.
Deste modo cabe a controladoria assessorar os gestores no processo de planejamento, execução e controle, buscando a melhor alternativa que dentre elas deve ser a mais viável economicamente. No planejamento ela possui o papel de coordenar e compartilhar da opção da melhor alternativa no planejamento global;

Relacionados