CCO5 Desenvolvimento Economico Teleaula 2 Temas 3e4

2059 palavras 9 páginas
19/04/2013

Desenvolvimento Econômico
Tema 3: BRIC – Uma Análise Comparativa de
Crescimento
Tema 4: Evolução dos Indicadores de
Ciências, Tecnologia e Inovação no BRIC.
Profa. Ma. Juliana Leite Kirchner

Tema 3: BRIC – Uma Análise
Comparativade Crescimento
Objetivo: analisar e investigar os principais condicionantes de crescimento econômico em economias emergentes, mais especificamente, dos países componentes do BRIC: Brasil, Rússia, Índia e
China. Verificar a importância que a economia de tais países apresentam no comércio mundial, além da posição relativa que elas representam no conjunto das chamadas economias emergentes.

Tema 4: Evolução dos Indicadores de Ciências, Tecnologia e Inovação no BRIC
Objetivo: analisar e investigar o desenvolvimento tecnológico dos países componentes do BRIC (Brasil, Rússia, Índia e China), com o intuito de verificar os principais fatores determinantes da competitividade e das estratégias de desenvolvimento dos países. Observar se as inovações tecnológicas é determinante no desempenho da produtividade dos fatores de produção e o processo de criação de novos mercados, estimulando o desenvolvimento da economia.

1

19/04/2013

Introdução
BRIC: Brasil, China, Índia e Rússia.
• Quais são os principais condicionantes do crescimento econômico em economias emergentes? • BRIC: conjunto de países em desenvolvimento que possuem, em comum, potencial para a obtenção de um acelerado crescimento econômico.

Introdução
BRIC: Brasil, China, Índia e Rússia.
• Economia dos países tem relevância no comércio mundial. • Apresentam posição relativa no conjunto das economias emergentes.
• China e Índia: excepcionais taxas de crescimento econômico, e diferem, significativamente, das taxas de Brasil e Rússia.

Introdução
Critérios para Análise
1. Principais trabalhos sobre o crescimento econômico de China e Índia, Rússia e Brasil nas últimas décadas (principais fatores determinantes).
2. Análise comparativa dessas economias por meio de dados para variáveis

Relacionados