cccuhsuahdsaa

495 palavras 2 páginas
fdjjdfdjfjdsnfndmfnmdnsfmdnmndsfndmfndmsnfmdsnfmdnfmdsnfmnmd- nfmdsnfmnsdfmndsnfmnfdsfmdsnkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk- kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk- kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk- kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk- kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkO neoliberalismo é o liberalismo de nossa época, do enfraquecimento do campo socialista e da globalização e internacionalização crescente dos fatores de produção capitalista. O centro do discurso liberal clássico é o livre desenvolvimento do indivíduo, pensado de forma ideal, extraído de suas condicionantes históricas: se uma pessoa, por exemplo, vive na mais completa miséria, isto se deveria à sua própria incapacidade de lidar com as responsabilidades e os desafios da vida. E ponto final.
No liberalismo clássico, entretanto, o Estado deveria garantir ao menos condições mínimas – como saúde, educação e segurança – às pessoas, para que elas possam entrar e sobreviver na selva do mercado de trabalho. Neste sentido, o neoliberalismo é ultra-liberal, já que promove o avanço dos capitais e interesses privados sobre estes setores antes considerados básicos e essenciais ao próprio funcionamento do sistema.
Quais os efeitos do neoliberalismo?
Em todos os países de capitalismo desenvolvido, saúde, educação e segurança estão hoje entre os serviços privados mais lucrativos. Nos EUA, por exemplo, o setor da saúde responde por 16% do PIB. No Brasil, o mercado da educação é um dos que mais cresce, especialmente o ensino superior privado. Quanto à segurança privada, já contamos com um contingente de vigilantes maior que o das forças armadas e das polícias estaduais de todo o país.
Tudo isso é obra de anos de neoliberalismo. Anos em que se propagandeou a necessidade de o Estado vender as empresas estatais, antes consideradas estratégicas para o desenvolvimento e a soberania nacional, e privatizar e terceirizar os serviços públicos,

Relacionados