Caxumba

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (904 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
SIGNIFICADO
v  Doença infecciosa imunoprevenível de transmissão respiratória, contagiosa e epidêmica, causada por um mixovírus da família dos Paramyxovirideae, vulgarmente conhecida por papeira oucaxumba. v  A

CARACTERÍSTICAS
v  O ser humano é o único reservatório natural para o vírus da parotidite. v  A incidência predomina no final do Inverno e no começo da Primavera, mas a doença éendêmica durante todo o ano. v  É mais comum na maioria dos países em desenvolvimento. v  Doença geralmente ocorre uma vez na vida. v  A caxumba não faz parte da lista de doenças de notificaçãocompulsória.

TRANSMISSÃO
v  A transmissão é feita, pelo aparelho respiratório, com a disseminação de gotículas infectadas ( espirro e tosse) ou por contato direto com material contaminado comsaliva infectada, como por exemplo, copos, pratos e talheres v  O vírus, pode sobreviver fora do organismo por algumas horas, e em seguida, ser transmitido, após o contato de uma pessoa infectada comoutra não infectada. v  A pessoa infectada com caxumba pode contaminar outros, entre aproximadamente seis dias antes do inicio dos sintomas até cerca de 9 dias após inicio dos sintomas. v  O período deincubação pode ser 12-25 dias

CADEIA INFECCIOSA
v  Após a transmissão o Vírus se Replicação na mucosa da nasofaringe e nos gânglios linfáticos regionais. v  Entre 12 e 25 dias após a infecção,ocorre a disseminação do vírus através da corrente sanguínea. v  Durante o período de Viremia ( 3 a 5 dias), existe a possibilidade de disseminação para glândulas salivares, pâncreas, testículos eovários e meninges. v  A reinfecção, embora possível, é muito rara e, em geral, é inteiramente assintomática ou produz manifestações clínicas discretas.

SINTOMATOLOGIA
v  Febre baixa v  Dor nocorpo v  Perda de apetite v  Fadiga v  Dor de cabeça. v  Aumento uni ou bilateral das glândulas salivares (mais comum das parótidas) – 3º. Dia.

CASOS RAROS
v  Orquite: inflamação no...
tracking img