Causas da diabete

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3080 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de março de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Causas do diabetes
Parte superior do formulário
Para melhor compreender as causas que levam ao aumento da glicose no sangue em pacientes com diabetes, é preciso conhecer o metabolismo normal da glicose no organismo. Após isso, as causas do diabetes serão melhor entendidas mais adiante.
Metabolismo da glicose:
A glicose presente em nossa corrente sanguínea não provém apenas do açúcar quecomemos, mas também de frutas e outros alimentos que, quando digeridos, se transformam em glicose. Uma vez na corrente sanguínea, a glicose é utilizada por nossas células como fonte de energia e crescimento. Mas para que a glicose entre nas células, é preciso haver duas condições de suma importância:
1ª – Deve haver quantidades de insulina suficientes para que a glicose possa entrar nas células donosso organismo. A insulina é um hormônio produzido pelo pâncreas. O pâncreas é um órgão situado atrás do estômago.
Quando nos alimentamos, o pâncreas automaticamente produz uma grande quantidade de insulina para mover a glicose da corrente sanguínea (proveniente da digestão dos alimentos) para o interior das células.
2ª – Além da insulina, as células devem ter receptores adequados para favorecer asua ligação (da insulina) nas paredes das células. Os receptores são como portas, que ficam constantemente fechadas. Mas quando chega a insulina, estas portas são destrancadas, permitindo a entrada da glicose no interior das células. Em resumo, podemos dizer que a insulina funciona como uma chave, que abre as portas (receptores) das células para que a glicose possa entrar em seus interiores.Dentro da célula, a glicose será utilizada para produção de energia e crescimento.
Agora que já conhecemos o metabolismo normal da glicose, podemos entender os dois motivos principais com que fazem que os pacientes com Diabetes tenham níveis elevados de glicose no sangue. São eles:
Causas do Diabetes:
1º - Falta de insulina. Nestes casos, o pâncreas não produz insulina ou a produz em quantidadesmuito baixas. Com a falta de insulina, a glicose não entra nas células, permanecendo na circulação sanguínea em grandes quantidades. Para esta situação, os médicos chamaram esse tipo de Diabetes de Diabetes Mellitus tipo 1 (DM tipo 1).
2º - Mau funcionamento ou diminuição dos receptores das células. Nestes casos, a produção de insulina está normal. Mas como os receptores (portas) não estãofuncionando direito ou estão em pequenas quantidades, a insulina não consegue promover a entrada de glicose necessária para dentro das células, aumentando também as concentrações da glicose na corrente sanguínea. A esse fenômeno, os cientistas chamaram de “resistência à insulina”. Para esse segundo tipo de Diabetes, o médicos deram o nome de Diabetes Mellitus tipo 2 (DM tipo 2).
Diagnóstico do diabetes-------------------------------------------------
Parte superior do formulário
Parte inferior do formulário
O teste da dosagem sanguínea da glicemia (ou glicose) em jejum é o teste de escolha para diagnóstico do diabetes tipo 1 e tipo 2 em crianças, homens e mulheres não-gestantes. Em gestantes, o teste de escolha é o Teste Oral de Tolerância à Glicose (TOTG). Caso alguns destes testes sejampositivos, um segundo teste (realizado em outro dia) será necessário para confirmar o diagnóstico de diabetes mellitus.
Abaixo seguem os valores das taxas de glicose no sangue (ou glicemia) utilizados para fazer o diagnóstico do diabetes mellitus tipo 1 ou do tipo 2.
Teste da glicose em jejum (ou glicemia de jejum):
Valores de glicose sanguínea iguais ou maiores que 126 mg/dl (miligramas pordecilitro) indicam a presença de diabetes. Nestes casos, o jejum deve ser de 8 horas.
Teste de Tolerância Oral à Glicose – TTOG:
Valores de glicose sanguínea iguais ou maiores que 200 mg/dl (miligramas por decilitro), quando dosada 2 horas pós ter ingerido 75 g (gramas) de glicose dissolvida em água, indicam a presença de diabetes.
Dosagem aleatória de glicose sanguínea:
Valores de glicose...
tracking img