Catolicismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 49 (12006 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Igreja

Todo aquele que diz amar a Cristo, deve amar também a Igreja edificada por Ele. É nela que encontramos a Verdade, a Tradição e os Sacramentos deixados por Jesus. É a Igreja Católica que une todos os seguidores de Cristo Jesus.

"E eu te declaro: Tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela". (Mat16,18)

Igreja -Instituição

Deus, no seu plano de amor, quis se comunicar com a humanidade. Através de pessoas e acontecimentos Ele foi gradativamente revelando a Si mesmo (quem Ele é) e o seu plano para nós. Essa Revelação não visava só um conhecimento intelectual , mas também existencial, vivo : conhecer a Deus para entrar em comunhão (união íntima e real) com Ele. Essa comunhão deveria envolver também os homensentre si.

Por isso, Deus escolheu o povo de Israel para ser o Seu Povo no meio da humanidade . No seu meio realizou prodígios, sinais da sua benevolência. Por meio deste Povo, descendente de Abraão, o homem que por primeiro acreditou, a salvação chegaria a todos os povos da terra.Como um pai ou uma mãe que pouco a pouco ensina o seu filho, assim Deus fez com o povo de Israel. Através de Moisés,dos Juízes e dos Profetas, Ele formou, conduziu e instruiu o Seu Povo.

Tudo isso era a preparação para a sua plena Revelação: o momento em que não mais um mensageiro, mas o próprio Filho de Deus feito homem viria viver no meio dos homens. As promessas se tornariam realidade: toda a humanidade (e não mais um povo apenas), todas as pessoas (e não mais uma única raça), poderiam receber, em JesusCristo , o poder de se tornarem filhos de Deus.

Este Novo Povo de Deus é a Igreja (do grego «Ekklesía», que quer dizer «povo convocado»).

Muitos pensam na Igreja como um grupo social, de pessoas reunidas com determinada finalidade, como qualquer outro tipo de fenômeno associativo.

Assim, uma comunidade cristã seria algo como um grupo de amigos, um clube ou uma associação beneficente.Tal visão às vezes se reflete na afirmação: «A Igreja somos nós!».

Não é verdade!

A Igreja somos nós convocados, reunidos por Cristo e unidos a Ele! Como? Por um vínculo, uma ligação espiritual, mas real: a vida da graça, que é a própria vida de Deus em nós . Vínculo espiritual que se traduz em estruturas e compromissos concretos.

Quando entramos nesta comunhão? No momento do Batismo:pelo poder de Deus , através do sinal da água e das palavras transmitidas pelo próprio Cristo, nós somos regenerados ( isto é, gerados de novo), nascemos para esta vida que nunca mais terá fim.

E assim, podemos dizer com o Apóstolo Paulo , «já não sou eu que vivo, mas é Cristo que vive em mim»! Sim: Cristo vive na sua Igreja!

Em nós e através de nós vai se realizando no mundo o plano deSalvação: pelo anúncio da Palavra de Deus, pela celebração dos Sacramentos que tornam presente e realizam a salvação, pelo testemunho de vida e pela ação de cada um de nós.

Em nós e através de todos nós unidos num mesmo Corpo, que é a Igreja, unidos à cabeça desse Corpo que é Cristo, que nos conduz através dos Apóstolos e de seus sucessores (os Bispos em comunhão com o Papa, sucessor de Pedro).Em nós e através de nós: mas sempre pelo poder do Espírito de Deus.

Assim, a Igreja tem como Cabeça Cristo, no coração dos seus filhos habita o Espírito Santo, tem como lei o Amor, sua missão é ser «sal da terra» e caminhar em direção ao Reino.

Pedro - O 1º. Papa

Sabemos, pelo testemunho dos Apóstolos, que a Igreja de Cristo é “Una, Santa, Católica e Apostólica”.

Ela nasceu no dia de“Pentecostes”, quando o Espírito Santo desceu sobre os Apóstolos como “Línguas de Fogo”(Atos 2,1 ss).

Assim os Apóstolos receberam os dons do Espírito, os dons de Deus. Pode-se dizer que a partir desse momento nasceu a Igreja de Cristo.

Todos os Apóstolos presentes são, portanto, os “Príncipes da Igreja”, isto é, os primeiros Bispos.

De todos, entretanto, Pedro era o primeiro, o...
tracking img