Catapulta

Páginas: 2 (355 palavras) Publicado: 17 de maio de 2014
Princípio da Independência dos Movimentos (Galileu)

O movimento da bola é um movimento bidimensional, sendo realizado nas direções horizontal (X) e vertical (Y); este movimento é composto de doistipos movimentos:

- movimento uniforme na direção horizontal (X)
- movimento uniformemente variado na direção vertical (Y)

Galileu já sabia disto no século XVI, e baseando-se em fatosexperimentais, enunciou o Princípio da Independência dos Movimentos, que diz o seguinte:

"Quando um móvel realiza um movimento composto cada um dos movimentos componentes se realiza como se os demais nãoexistissem."

No nosso caso este princípio se aplica, porque o movimento na direção horizontal se realiza uniformemente, independente do movimento na vertical que é uniformemente variadoHistória da Catapulta

Catapultas são mecanismos de cerco que utilizam uma espécie de braço para lançar um objeto (pedras e outros) a uma grande distância, evitando assim possíveis obstáculos como muralhase fossos. Fora criado possivelmente pelos gregos, durante o reinado de Dionísio I1 , como arma de guerra.

Na Europa, as primeiras catapultas apareceram em épocas gregas tardias (400 a.C. - 300a.C.), inicialmente adotadas por Dionísio de Siracusa e Onomarchus da Fócida. Ela foi inventada para ser usada como artilharia no campo de batalha ou durante cercos. Alexandre, o Grande introduziu a ideiade usá-las para promover cobertura no campo de batalha em conjunto ao seu uso durante cercos.
As catapultas foram completamente desenvolvidas em tempos romanos e medievais, com o trabuco sendointroduzido um pouco antes do aparecimento da pólvora e do canhão, o que tornou a catapulta obsoleta.
Durante épocas medievais, catapultas e mecanismos de cerco relacionados eram as primeiras armas usadaspara guerra biológica. As carcaças de animais doentes e daqueles que morreram da peste negra ou de outras doenças eram carregadas como munição e então arremessadas contra as paredes dos castelos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • catapulta
  • Catapulta
  • Catapulta
  • Catapulta
  • Catapultas
  • Catapulta
  • Catapulta
  • Catapulta

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!