Catabolismo de aminoacidos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (710 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Catabolismo dos Aminoácidos
O valor da fração de energia metabólica derivada dos aminoácidos varia muito com o tipo de organismo considerado e com a situação metabólica em que ele se encontra, e suacontribuição para a geração de energia metabólica está em último lugar entre as biomoléculas.
Em geral, os aminoácidos catabolizados provêm de três diferentes fontes:
-proteínas da dieta –característico de animais superiores;
-proteínas de reserva – melhor ilustrado durante a germinação de sementes armazenadoras de proteínas; e
-turnover endógeno - realizado por todas as células, comdegradação das proteínas em seus constituintes aminoácidos que podem ser oxidados para produção de energia ou reciclado.
O catabolismo protéico começa com a hidrólise das ligações peptídicas – proteólise– liberando os resíduos de aminoácidos unidos em pequenas cadeias – peptídeos. Para as proteínas ingeridas, a proteólise ocorre no trato gastrointestinal.
Quando não são necessários como fonte deenergia, a degradação geralmente prossegue apenas para eliminar os aminoácidos em excesso - como em caso de dieta rica em proteínas, que podem ter efeitos tóxicos pela incapacidade dos animais dearmazenar aminoácidos livres. Há ainda a possibilidade de degradação quando os carboidratos são inacessíveis ou não são utilizados corretamente, devido a jejum severo ou diabetes melito.

Degradação dosaminoácidos
Peculiar para estas biomoléculas é a presença do grupo amino. Portanto, cada via degradativa passa por um passo-chave, no qual o grupo -amino é separado do esqueleto carbônico e desviadopara uma via especializada para o metabolismo do grupamento amino. Os alfa-cetoácidos assim formados, em geral, encaminham-se para o Ciclo do Ácido Cítrico, podendo sofrer oxidação até CO2 e H2O, ouainda, seus esqueletos carbônicos podem fornecer unidades de três e quatro átomos de carbono para a conversão em glicose.

Destino dos esqueletos carbônicos
Embora da existência de 20 diferentes...
tracking img