Castelo de silves

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (767 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Castelo de Silves

Disciplina de Recursos Naturais e Culturais

Curso de Gestão Turistica 1ºAno

Docente: Jorge Carrega

Discente:

Luis Figueira

O Castelo deSilves localiza-se na cidade de Silves, Distrito de Faro, em posição dominante sobre a foz do rio Arade, sendo o maior castelo da região algarvia e considerado o mais belo exemplo da arquitectura militarIslâmica no pais.
A fortificação de Silves começou a partir do Século VIII com a invasão muçulmana da Península Ibérica, graças a posição geográfica privilegiada a povoação cresceu com rapidez, porvolta do Seculo XI quando conheceu o seu apogeu ultrapassando em importância Ossónoba, foi palco de inúmeras disputas entre príncipes muçulmanos, vindo a ser conquistada pelo Rei Poeta Al-Mu'tamid em1052, passando a ser capital de uma taifa, deve datar desse período a configuração geral do perímetro amuralhado, em planta que ainda hoje se mantém.
O monarca Português D. Sancho I na época dareconquista cristã da península ibérica também foi atraído pela prosperidade deste enclave, em 1189 com um auxílio de uma frota de cruzados Ingleses e Alemães foi a conquista de Silves.
A fortificaçãotêm uma área de cerca de 12000 m2, sendo um exemplar da arquitectura militar Islâmica erguida com o emprego de taipa revestida com grés (granito) material abundante na região e que lhe confere umatonalidade avermelhada.
A fortificação Islâmica ordenava dois grandes espaços:
- A alcáçova na parte mais alta do terreno, com muralhas ameadas, percorridas no topo por adarve, com onze torres deplanta quadrangular, duas das quais albarrãs, comunicando-se entre elas por uma passagem elevada em arco.
- A almedina ligada à alcáçova através de uma porta protegida por duas poderosas torres, a cidadeé envolvida pela muralha, sendo rasgada por três portas. Das quais apenas a porta Loulé nos chegou. Esta porta apresenta um passadiço duplo, com arcos de volta perfeita protegido por uma torre...
tracking img