Castelo castro marim

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (517 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Castelo de Castro Marim

No sotavento Algarvio, junto à fronteira com Espanha fica situada num dos mais antigos concelhos do Algarve, a vila de Castro Marim, um local de sonho para os grandesapreciadores de História.
Este é um concelho riquíssimo, em que podemos contemplar as mais diversas e belas paisagens, desde a serra ao litoral, assim como a diversidade de património que este oferece,sendo o Castelo sem dúvida, um dos locais que marca mais esta vila.
A construção deste castelo remonta ao século XIII, sendo esta responsabilidade do Rei D. Afonso III, pois é durante o seu reinado queD.Paio Peres Correia conquista Castro Marim aos Mouros, tendo o Rei ordenado a sua construção sobre as fortificações já existentes, em que se encontrava o Castelo Velho, castelo provavelmente deconstrução muçulmana, tendo como característica uma planta irregular, quadrada com quatro torreões e duas portas.
A sua localização é estratégica, pois permitia proteger o porto da vila e a costaPortuguesa a Sul de eventuais evasões dos mouros que foram definitivamente expulsos do Algarve pelos cristãos em 1242.
Este local é um importante marco histórico pois é na verdade o testemunho mais antigoda presença portuguesa neste local, sendo por isso um local de visita obrigatória.
O Castelo passou por vários processos de construção entre os séculos XIII e XVIII. Em 1319 o rei D. Dinis ordena oreforço das fortificações e faz deste local a sede da Ordem de Cristo, ordem de elevada importância nos descobrimentos portugueses, tendo mesmo o Infante D. Henrique habitado neste local.
O castelo em1920 é classificado como Monumento Nacional, facto que demonstra a importância deste local.
Actualmente o Castelo serve todos os anos de cenário ao evento que tenta retratar a época medieval, de seunome “ Dias Medievais”, sendo esta sem duvida a época mais atractiva para se visitar este local, pois é como fazer uma viagem à Idade Média longe do stresse do dia-a-dia e assim dar asas ao...
tracking img