casqueamento ufersa

9089 palavras 37 páginas
1
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL
FACULDADE DE VETERINÁRIA
COMISSÃO DE ESTÁGIOS

CASQUEAMENTO E FERRAGEAMENTO PARA ANIMAIS COM LAMINITE

autor: Diogo Vianna Luz orientador: Profa. Dra. Petra Gerbade co-orientadora: MV Marta Sperb

Monografia

apresentada

à

Faculdade de Veterinária como requisito parcial para a obtenção da Graduação em Medicina Veterinária.

PORTO ALEGRE
2009/2

2
AGRADECIMENTOS
Agradeço aos meus pais, Alexandre e Hebbe, que sempre me apoiaram nas minhas escolhas e me proporcionaram o melhor estudo possível, regados a muita dedicação, carinho e amor. Agradeço ao meu irmão Daniel, pela parceria, amizade, companheirismo e paciência comigo. Agradeço à minha vó, Carmen, por todo apoio proporcionado, e, também, pelo seu carinho e atenção que a nunca deixou faltar.
Agradeço à minha namorada e colega, Joana Weber Gregory, por todos os momentos que vivemos, pela sua atenção que tivera comigo, sempre me incentivando e ajudando nos estudos, agradeço também pelo companheirismo, amizade e amor.
Agradeço a Professoa Petra Garbade pelos ensinamentos, amizade e paciência nos quase cinco anos que convivemos, sempre muito produtivos.
Agradeço a Marta Sperb pela amizade, ensinamentos, e por sempre me ajudar a me tronar um melhor profissional.
Agradeço aos mestres que fazem da Faculdade de Veterinária da UFRGS a melhor do país. Agradeço aos colegas que com o passar do tempo se tornaram grandes amigos.
Enfim, muito obrigado a todos que contribuíram na minha formação!

3
RESUMO
A laminite pode ser definida como um processo inflamatório que acomete as lâminas coriônicas do casco, sendo conseqüência da diminuição da perfusão capilar no interior do mesmo, podendo ainda ser considerada como uma doença vascular periférica. É uma alteração que pode acometer os quatro membros dos eqüinos, embora atinja com mais freqüências os membros anteriores. O tratamento clínico para a laminite é baseado na utilização de

Relacionados

  • Esporotricose em gatos
    10159 palavras | 41 páginas
  • Invite friends
    131973 palavras | 528 páginas