Casos de uso

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 17 (4243 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Padrões de Requisitos para Especificação de Casos de Uso em Sistemas de Informação
Gabriela T. de Souza1, 2, Carlo Giovano S. Pires 2 e Arnaldo Dias Belchior1 Universidade de Fortaleza Av. Washington Soares, 1321 – Fortaleza – CE – Brasil Instituto Atlântico Rua Chico Lemos, 946 – 60 822-780 – Fortaleza – CE – Brasil
belchior@unifor.br, {gabi,cgiovano}@atlantico.com.br
2 1

Abstract. Thiswork presents a set of requirement patterns for information systems. These patterns are based on the use case concept and present solutions for use cases specification problems, considering maintenance (insert, update and delete), transaction and query functionalities, which are a representative part of information systems scope. Resumo. Este trabalho apresenta um conjunto de padrões de requisitospara sistemas de informação. Esses padrões são fundamentados no conceito de casos de uso e apresentam soluções para problemas de especificação de casos de uso, considerando funcionalidades de manutenção (inclusão, alteração e exclusão), transação e consulta, que representam um volume significativo do escopo de sistemas de informação.

1. Introdução
Este trabalho apresenta um conjunto de padrõesde requisitos para sistemas de informação, que são fundamentados no conceito de casos de uso. Esses padrões abordam soluções para problemas de especificação casos de uso considerando questões de manutenção, consultas, relatórios e operações de transação. Isto representa um volume significativo do escopo de sistemas de informação. O relacionamento entre os padrões apresentados pode ser visto naFigura 1. Caso de uso é um conceito amplamente difundido e utilizado para a documentação e o desenvolvimento de requisitos. Segundo o RUP [5], caso de uso é uma descrição de comportamento do sistema em termos de seqüências de ações. Um caso de uso deve produzir um resultado de valor observável para um ator. Ele contém todos os fluxos de eventos referentes à produção do "resultado de valorobservável". Mais formalmente, um caso de uso define um conjunto de instâncias de casos de uso ou cenários [5]. O CMMI indica que casos de uso podem ser usados na elicitação e análise de requisitos para estabelecer os cenários operacionais do sistema [3]. Ou seja, além de representar os requisitos, os casos de uso também descrevem uma solução em alto nível.

1, 2

Copyright 2005, Gabriela T. de Souza,Carlo Giovano S. Pires e Arnaldo Dias Belchior. Permissão de cópia concedida para a Conferência Sugarloaf-PLoP 2005. Todos os outros direitos reservados.

Este trabalho utiliza um formato de caso de uso definido pela Rational [5], que compreende seções como fluxos básicos e alternativos, subfluxos de execução, requisitos especiais e regras de negócio. Serão apresentados os seguintes padrões: (i)padrão caso de uso CRUD; (ii) padrão documentação de atributos; (iii) padrão caso de uso relatório; (iv) padrão caso de uso transação e (v) padrão caso de uso assistente.
Caso de Uso CRUD Caso de Uso Transação

Documentação de Atributos

Caso de Uso Relatório

Caso de Uso Assistente

Figura 1: Relacionamento entre os padrões apresentados

2. Padrão Caso de Uso CRUD
2.1. Contexto Estepadrão é utilizado para a documentação dos requisitos de manutenção em sistemas da informação, por meio do uso de modelos e especificações de casos de uso. Os requisitos de manutenção são caracterizados por operações de Inclusão, Consulta, Alteração e Exclusão. 2.2. Problema Como documentar os requisitos funcionais de inserção, atualização, exclusão e consulta de dados por meio de especificações decasos de uso? 2.3. Forças - Todo caso de uso deve demonstrar um valor observável [5]. Em alguns casos, o usuário identifica o valor observável como a manutenção da entidade. Em outros casos, o valor observável está nas operações individuais de Inclusão, Consulta, Alteração e Exclusão. - As operações de manutenção podem ocorrer tanto sobre entidades simples, com poucos atributos, como em...
tracking img