Casos da gulette

2535 palavras 11 páginas
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO PARANÁ
CENTRO DE CIÊNCIAS APLICADAS E DA SAÚDE - CCAS
CURSO DE LICENCIATURA EM FILOSOFIA

CARLOS AUGUSTO COSTA DE CARVALHO

FICHAMENTO DA OBRA: A POLÍTICA DE ARISTÓTELES

MARINGÁ
2012

CARLOS AUGUSTO COSTA DE CARVALHO

FICAHMENTO DA OBRA: A POLÍTICA DE ARISTÓTELES

Trabalho acadêmico apresentado à disciplina de História antiga e medieval II, do Curso de Filosofia, da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, como requisito à obtenção de nota parcial para a avaliação bimestral.

Orientador: Prof. Ms. Reginaldo Bordin

MARINGÁ
2012
Aristóteles, 384-322 a.C.
A política / Aristóteles; /tradução de Nestor Silveira Chaves / supervisão editorial Jair Lot Vieira /. – Bauru, SP: EDIPRO, 1995. – (Série Clássicos).

(p.11) Todas as sociedades, pois, se propõem qualquer lucro – sobretudo a mais importante delas, pois que visa a bem maior, envolvendo todas as demais: a cidade ou a sociedade política.

(p.11) [...] se aquele que governa só possui autoridade sobre um numero reduzido de homens, chamam-no senhor (déspota); ecônomo, se dirige um numero maior; chefe político ou rei, se governa a um numero ainda mais elevado – não a menor distinção entre uma grande família política e uma pequena cidade.

(p.11) No que se refere ao político e real, dizem que quando um homem governa só e com autoridade própria, o governa é real; e sendo, pelos termos da constituição do Estado, alternadamente, senhor e súdito, o governo é político.

(p.12) Há também por obra da natureza e conservação das espécies, um ser que ordena e um ser que obedece. Por que aquele que possui inteligência capaz de previsão tem naturalmente autoridade e poder de chefe; o que mais possui além da força física para executar, deve, forçosamente,

Relacionados