Caso watergate

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (621 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Watergate: Sinônimo de corrupção política
Por Vinicius Kepe Freitas

O filme “Todos Os Homens Do Presidente” (All the President's Men, 1976), dirigido pelo americano Alan J. Pakula nos insere emum grande escândalo político que ocorreu em 1972, em Washington, capital dos Estados Unidos, e que envolveu o roubo de dinheiro público ligado com quem seria o primeiro presidente eleito dos EUA apedir renúncia, Richard Nixon.
Ao assistir o longa tive a leve sensação de estar fazendo parte do exaustivo trabalho dos jornalistas Carl Bernstein e Bob Woodward que, como todo futuro jovem aspirantea repórter, sonha em ter uma matéria de alto nível como o caso Watergate em mãos. A determinação, a dúvida, a insegurança, o medo são sentimentos que eu acredito fazer parte de uma investigaçãojornalística. Ainda mais quando se trata de uma que envolve nada menos que o Governo e o presidente eleito e uma fonte misteriosa que, sem dúvida, foi a ponte para o sucesso da solução do quebra-cabeça.Chamado apenas de “Garganta Profunda” a fonte usada para direcionar um dos jovens jornalistas nas investigações teve sua identificação preservada durante 30 anos. Isso é exemplo da ética entrejornalista-fonte e do chamado informação em OFF. O profissional tem que saber em que terreno está pisando, tem que acreditar que aquilo que procura vai resultar em uma grande notícia. Ter cautela e apurar osfatos é rigorosamente indispensável neste caso.
Pude ver através das atividades ambientadas no The Washington Post, do filme, e ter uma ideia de como funciona a lógica e as decisões tomadas pelosenvolvidos no caso. A exagerada desconfiança do editor-chefe a cada nova informação coletada pelos jovens jornalistas que, é claro, é de extrema importância, pois, além de seus empregos, a reputação dojornal também estava em jogo. Os comentários do jornalista Ricardo Noblat em “Arte de fazer um jornal diário”¹ veio-me na cabeça no exato momento,em uma das cenas de reunião, onde se encontra os...
tracking img