Caso suzane von richthofen

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3081 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Caso Suzane Louise Von Richthofen – S.P – 2002.

Carlos Alberto Kuehl
David Eduardo da Cunha
Josiane Ramos de Sena
Luiz Roberto Liberato
Rogério Ribeiro Arruda
Prof. Rubens Emilio Stenger
Centro Universitário Leonardo da Vinci
Direito / Direito Penal I Parte Especial (Dir 43) – Direito Penal
20/02/12

RESUMO

O presente trabalho visa mostrar o interesse da população pelo casobárbaro noticiado em todos os meios de comunicação. Um crime que chocou a opinião pública brasileira. Suzane Von Richthofen foi acusada de planejar a morte dos próprios pais com a cumplicidade de Daniel Cravinhos e mais um terceiro que seria o irmão de Cravinhos. Para o júri do caso Suzane foi influenciada pelos irmãos, mas poderia ter resistido e evitado o crime. De acordo com a Promotoria de Justiçado estado de São Paulo, Suzane Von Richthofen teria sido o cabeça de toda a ação criminosa que culminou no assassinato de seus pais. Para promotoria a vida, liberdade e patrimônio, bens tutelados, foram violados pela ré, que no caso, o bem é a vida, cabendo ao estado o jus puniendi. Nete sentido, o presente trabalho vai contextualizar os objetos de estudo, crime, culpa ou dolo, conduta, parte e obem tutelado etc..

Palavras – chave: Crime; Conduta; Sanção.

1 INTRODUÇÃO

Desvendar o crime que teve repercussão considerável é uma tarefa árdua e que requer personalidade jurídica competente, imparcial e justa.Com base na legislação vigente e jurisprudência, a justiça inicia um trabalho de produção de provas comprobatórias para tirar de circulação alguns criminosos. Um trabalho que exigeum alto grau de conhecimento e artimanhas profissionaais para qualificar a conduta e chegar na obenteção de respaldo favorável. É na fase da investigação que se caracteriza o tipo e o fato do crime para então resultar na culpa ou dolo do agente causador do crime.

Partindo de informações obtidas nos meios de comunicação em massa, rádios, TV, jormais e revistas, o caso teve início no dia 31 deoutubro de 2002. Suzane com o auxílio dos irmãosCravinhos teriam assassinado os pais da mentora do crime, segundo informações extraídas dos noticiários. Os assassinos negam a participação de Suzane, mas, não há consenso da posição dela enquanto o crime ocorria. Suzane não teria participado do ato de assassinar, mas teria sido a articuladora que deu cabo a vida de Manfred A. F. V. Richthofen e daesposa Marísia V. Richthofen, ambos progenitores da acusada e mandante do crime, Suzane V. Richthofen. Para efitivar tal conduta, fora utilizando barras de ferro como arma para desferir e levar a óbito o casal.

O que tudo indica, o crime teria sido ocasionado por motivos de interesse em herança. Há uma discordância, pois, para Suzane, os pais não aceitavam o namoro e a impediam de ver o rapaz.Situação que formava um clima desconfortável tanto para os pais bem como para Suzane e seu namorado. Nesta situação, Suzane por não concordar com os pais da não aceitação de seu namoro, já havia ter ameaçado de morte os próprios pais.Ato repugnante e despresível questionado pela sociedade ainda nos dias atuais. Casos iguais a este, acontencem hodiernamente, porém, nem todos terminam com o crime. Umcrime bárbaro sem fundamento, pois, em se tratando financeiramente, Suzane levava uma vida relevantemente confortável com a família. Não obstante, pertencer a uma classe social mais favorecida. Contudo, a ambição aliada ao mal-estar do namoro entre Suzane e Cravinhos tendo os pais e detentores das finanças como opositores, cresce a tentação de obter tudo para si iniciando-se assim o conflito deinteresse.

Para polícia, Suzane ainda teria forjado um assalto, visto que, no interior da casa, sentira a falta de alguns dólares, o que mostra o patamar financeiro da família. Um motivo a mais para arquitetar o assassinato e herdar tal situação financeira. Sem entrar no mérito, haja vista a frieza da ré, pois, seu estado emocional, não sofrera alterações vendo o estado cadavérico em que se...
tracking img