Caso sadia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (293 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Trabalho de Estratégia
Estudo de caso: Sadia

1.O que ocorreu de errado no caso? Onde estava (m) a (s) falha (s)?
O que aconteceu de errado dentro deste caso foi o modo como oconselho de administração atuava. A diretoria financeira não sabia das operações derivativas que levaram em uma grande perda. As decisões sobre investimentos estratégicos não passavam pelopresidente-executivo. Elas eram direcionadas ao comitê financeiro do conselho e quando aprovadas voltavam para a diretoria para serem executadas.
A falha podia ser observada na opção da Sadia emseparar a parte financeira estratégica da presidência-executiva e subordiná-la diretamente ao conselho de administração.

2.Qual o preço que a Sadia pagou por este erro?
Por este erroa Sadia teve uma perda de 760 reais. Devido a isto o diretor ate então foi afastado, e uma auditoria interna foi providenciada. A credibilidade da administração da Sadia ficou duramenteabalada por conta dessa operação.
3.Como este erro poderia ter sido evitado? Que medidas concretas poderiam ser tomadas para evitar problemas semelhantes em outras empresas?
Caso existisseuma mínima comunicação entre a presidência e o conselho de administração, assim medidas poderiam ter sido tomadas. Medidas como uma constante verificação da existência dessa comunicaçãovisando a diminuição de certas perdas.
4. Quais as vantagens e desvantagens dos modelos de governança corporativa escolhido pela Sadia, vinculando a diretoria financeira diretamente aoConselho de Administração?
A vantagem poderia ser a existência de um controle maior por parte do conselho sobre o caixa do grupo, fortificando o poder do mesmo sobre as decisões estratégicasde investimentos da empresa. A desvantagem é que o conselho de administração realmente não tinha conhecimento do que ocorria, e falhou por não acompanhar as atitudes da área financeira.
tracking img