Caso porcao

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 30 (7366 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O Sistema de Controle Gerencial de Uma Empresa de Serviços Internacionalizada: Caso Churrascaria Porcão




Adriano Rodrigues
Brasil
Universidad Federal do Rio de Janeiro
Arodrigues@ufrj.br


Josir Simeone Gomes
Brasil
IBMEC – RJ
Josir@ibmecrj.br



Palavras Chaves: Controle Gerencial, Serviços e Internacionalização de empresas.



Tema: Custos e Controle Gerencial emEmpresas de Serviços (Internacionalizada)



Recursos Audiovisuales: Data - Show






















O Sistema de Controle Gerencial de Uma Empresa de Serviços Internacionalizada: Caso Churrascaria Porcão



Palavras Chaves: Controle Gerencial, Serviços e Internacionalização de empresas.



Tema: Custos e Controle Gerencial em Empresas de Serviços(Internacionalizada)




Resumo:


ESTE ESTUDO SE PROPÕE A VERIFICAR O IMPACTO PROVOCADO PELO PROCESSO DE INTERNACIONALIZAÇÃO SOBRE OS SISTEMAS DE CONTROLE GERENCIAL DE UMA EMPRESA DE SERVIÇOS: A CHURRASCARIA PORCÃO LTDA. PARA TANTO, FOI REALIZADA UMA PESQUISA EXPLORATÓRIA ATRAVÉS DO MÉTODO DE ESTUDO DE CASO, SENDO QUE A PRINCIPAL COLETA DE DADOS TEVE COMO BASE DUAS ENTREVISTAS EM PROFUNDIDADE, UMA COM OCONTROLLER E A OUTRA COM O GERENTE DE NEGÓCIOS INTERNACIONAIS DA EMPRESA. DESTE MODO, O ESTUDO EXPLORA A RELAÇÃO ENTRE OS SISTEMAS DE CONTROLE GERENCIAL DA EMPRESA COM O PLANO DE REFERÊNCIA EXTRAÍDO DA REVISÃO DA LITERATURA, BUSCANDO EVIDENCIAR SUAS POSSÍVEIS MODIFICAÇÕES EM FUNÇÃO DO PROCESSO DE INTERNACIONALIZAÇÃO. OS RESULTADOS OBTIDOS NA ANÁLISE DO CASO SÃO COINCIDENTES EM ALGUNS ASPECTOS DALITERATURA, EM ESPECIAL O EMPREGO DE MECANISMOS FORMAIS DE CONTROLE FINANCEIRO, E DISTANTE EM OUTROS ASPECTOS, TENDO EM VISTA QUE AS DECISÕES ENCONTRAM-SE CENTRALIZADAS NA DIREÇÃO GERAL DA EMPRESA E OS CENTROS DE RESPONSABILIDADES NÃO POSSUEM AUTONOMIA. ALÉM DISSO, FICOU CONSTATADO QUE O PROCESSO DE INTERNACIONALIZAÇÃO AINDA NÃO AFETOU O SISTEMA DE CONTROLE GERENCIAL DA EMPRESA.1. Introdução

As práticas de controle gerencial nas organizações internacionalizadas podem possuir similaridades entre as operações executadas no exterior e as operações executadas no país de origem, tais como; preparação do orçamento, análise de variações, avaliação de desempenho, etc. Embora essas práticas sejam similares, é comum nesses casos que diferenças de cunho,principalmente, cultural interfiram no sistema de controle gerencial, além de ter grande influência sobre a maneira como ele é utilizado nos diferentes países (Anthony e Govindarajan, 2002).

Por outro lado, é notório que nas últimas décadas as operações de serviços tenham tido uma expressiva participação na economia dos países e no próprio comércio internacional. No entanto, o controle gerencialde empresas do setor de serviços possui desafios singulares, diferentes em muitos aspectos daqueles encontrados na área de manufatura. Deste modo, conforme salientaram Fitzsimmons e Fitzsimmons (2000, p.42), “compreender a natureza dos serviços e identificar as suas características diferenciadoras é primordial na gerência deste tipo de organização”.

DIANTE DESTAS CONSIDERAÇÕES, PERCEBE-SE QUE UMSISTEMA DE CONTROLE GERENCIAL ESTARÁ SUJEITO A ADAPTAÇÕES OU MODIFICAÇÕES QUANDO UMA ORGANIZAÇÃO EMPRESARIAL RESOLVE INTERNACIONALIZAR SUAS ATIVIDADES, ESPECIALMENTE, QUANDO SE TRATA DE EMPRESA DO SETOR DE SERVIÇOS, UMA VEZ QUE NESTE CASO A PRODUÇÃO É DE BENS COM CARACTERÍSTICAS INTANGÍVEIS QUE REQUEREM A PRESENÇA DO CLIENTE NO PROCESSO.

DENTRO DESTE CONTEXTO, O PRESENTE ESTUDO SE PROPÕE AVERIFICAR O IMPACTO PROVOCADO PELO PROCESSO DE INTERNACIONALIZAÇÃO SOBRE OS SISTEMAS DE CONTROLE GERENCIAL DE UMA EMPRESA DE SERVIÇOS BRASILEIRA, A CHURRASCARIA PORCÃO.

DE MODO MAIS ESPECÍFICO, PRETENDE-SE ATINGIR OS SEGUINTES OBJETIVOS:

▪ ANALISAR AS POSSÍVEIS MODIFICAÇÕES NOS SISTEMAS DE CONTROLE GERENCIAL EM DECORRÊNCIA DO PROCESSO DE INTERNACIONALIZAÇÃO DA EMPRESA PESQUISADA; E...
tracking img