Caso Fileco

416 palavras 2 páginas
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO
DISCIPLINA: ESTRATÉGIA DE EMPRESAS

ESTUDO DE CASO – FILECO

A atual situação estratégica utilizada pela Fileco é desenvolver e fornecer produtos novos e de boa qualidade.

A Fileco deveria rever sua estratégia e aceitar produzir uma marca de pastas para a Naticom. Primeiro porque a Naticom representa XX% de seu faturamento, segundo que poderia fazer um contrato com a mesma de forma a garantir a produção da nova marca mas que as pastas da Fileco continuariam a ser vendidas pela empresa.

A Fileco também deveria tentar parceria com essas grandes lojas como XX, XX etc, que estão conquistando cada vez mais mercado, devido ao seu estilo de negócio.

Momento da Fileco rever seus conceitos e políticas internas. É preciso acompanhar o movimento do mercado e se adaptar para não ser “engolida“ por seus concorrentes, tanto diretos quanto indiretos.

Papelarias se juntando para terem mais força e conseguir brigar por preços mais baixos junto aos fornecedores.

Fazer pastas personalizadas para a Naticom e para outras revendedoras, o que poderia impulsionar suas vendas. A Fileco possui ganhos de escala, possui excesso de capacidade de produção e pode facilmente absorver essa demanda da Naticom como de outras.

Dada as circunstancias do mercado no passado a Fileco decidiu por criar uma politica de não vender suas pastas para que a Natcom venda com marca própria. Entretanto o mercado tem sofrido mudanças drásticas, como o surgimento de grandes cadeia como a Staples, o que pode levar a Fileco a repensar a oferta na Naticom Inc.
Na minha opinião Mary Miller deveria recusar a oferta da Natcom uma vez que as papelarias locais estão se juntando com o intuito de fazer grupos de compras para que possa conseguir melhores preços direto dos fabricantes, como a Fileco. Por outro lado, aceitando a oferta da Natcom, a Fileco pode ganhar ainda mais dinheiro pois caso mantenha o mesmo preço de venda que antes, vai

Relacionados