Caso enron – o lucro na frente dos escrúpulos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (762 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Caso Enron – O lucro na frente dos escrúpulos

Filme: Enron – os mais espertos da sala
Quais ações que você, como administrador, tomaria para evitar os fatos narrados?

Os fatos
Enron era umaempresa de serviços públicos no setor de eletricidade, que possuía usinas elétricas, companhias de água e saneamento e unidades de distribuição de gás que se tornou conhecida por seu estilo ousadobaseado no mercado acionista.
A equipe da Enron começou a negociar os produtos com commodities e passou a atuar como uma espécie de grande corretor do setor de energia, comparando, vendendo e fazendoapostas financeiras muito maiores do que os negócios diretamente realizados pela companhia.
Essa linha de pensamento transformou a Enron na maior empresa de energia do mundo, com vendas de U$S 101bilhões em 2001, rivalizando com Shell e Exxon.

O filme
O filme exibido em sala, narrou a maior falência corporativa e mostrou que o ocorrido não se tratava somente de números, mas principalmente depessoas, além de mostrar que privatização é não a solução para os problemas do Estado, desmitificando quem pinta as empresas privadas como a salvação da economia e o neoliberalismo como a solução paratodos os males.
O caso da Enron ilustra o que acontece quando o cinismo, a arrogância, o orgulho, a intolerância, a ganância e a manipulação da informação juntam-se sem qualquer limite e ausência deética. Lidando com o mercado de forma agressiva em termos de marketing e relações públicas, os executivos da empresa conseguiram elevar os preços das ações da empresa sem que houvesse embasamento realna contabilidade, projetando os lucros exorbitantes a partir do fechamento de transações que nem ainda haviam sido completadas, o que é uma prática ilegal.
Apesar de cientes da fragilidade eirracionalidade dos seus negócios, os empresários continuavam a propagar a solidez da empresa aos quatros ventos e estimulavam a compra das suas ações, inclusive entre seus funcionários, que investiam...
tracking img