Caso concreto

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (319 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
“O aluno deverá assistir ao filme “Desmundo”, que é ambientado em 1570, época em que os portugueses enviavam órfãs ao Brasil para que casassem com os colonizadores, com a finalidade deminimizar o nascimento de filhos com índias.”


O filme Desmundo relata a história ocorrida em 1570, em que portugueses vinham para o Brasil e com eles traziam meninas de diferentesidades, órfãs e brancas, por ordem do rei e a pedido de padres da colônia. Elas eram oferecidas para alguns colonos em troca de dotes.

Entre elas, havia uma menina cujo nome era Oribela,uma menina religiosa que ao se deparar com aquela situação sentiu nojo daqueles homens e ao ver seu primeiro “futuro marido”, cuspiu em seu rosto, e teve que arcar com as consequências.Então, foi oferecida para outro homem com o nome de Francisco de Albuquerque que foi levada a força.


Nessa época, essas jovens viviam em opressão, eram tratadas como um nada. Não tinhamdireito a nada, eram subordinadas aos maridos, sem opção de escolha, eram reconhecidas só como um objeto para procriação. Isso era feito para diminuir o nascimento dos filhos com as índiasbrasileiras para evitar a miscigenação.


A jovem que era presa pelo marido, tentou fugir diversas vezes, mas não conseguiu, Francisco tinha um grande poder sobre aquele lugar, e tinhahomens por toda parte. Ela vivia sobre pressão para manter relações sexuais com ele, mas pedia para que ele a entende-se, tivesse paciência. Ele um dia, já sem paciência queria ter amulher que ele se casou, então a agrediu e forçou que ela se deitasse com ele.


Com o filme pude ver a história da colonização de forma clara e objetiva, uma triste realidade pra asmulheres e para os índios na época, que viviam oprimidos e escravizados, perdendo sua cultura própria e dominados em nome de um cristianismo opressor que visava apenas os interesses comerciais.
tracking img