Caso concreto

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (301 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
TEMA:É possível conciliar os saberes científico, religioso, moral, e cultural na prestação jurisdicional?
TÍTULO: A aceitação unânime dos diversos saberes no contexto judicial: É possível?

Nomundo contemporâneo em que vivemos o poder judiciário legislativo e executivo, por meio de seus representantes, procuram sempre acompanhar a evolução da sociedade como um todo. Na medida em quesurgem novas tendências e modalidades, é necessário que sejam reformulados pensamentos conservadores para que haja um consenso melhor em um litígio a ser resolvido, por exemplo.
Geralmente, várias sãoas controvérsias apresentadas pelas partes. Cada ser humano, por possuir crenças e, consequentemente, opiniões diferentes, irá chegar a uma conclusão de que seu raciocínio está correto e que o juiz ofavorecerá na sentença da lide a ser dirimida.
Em nosso universo, várias são as crenças no campo religioso, moral e cultural, sendo que o certo para alguns é o errado para outros e vice-versa.Podemos observar nosso próprio país, que possui grande extensão territorial e controvérsia em todos os campos.
Já o saber científico, que possui uma aceitação majoritária por grande parte dapopulação, não é absoluto, isto é, evolui através de pesquisa e experimentações.
Os juízes, por sua vez, irão encontrar dificuldades em proferirem sentenças justamente por essa diversificação e atualizaçãoconstantes da sociedade. Para que haja uma aplicação utilizando-se de uma conciliação dos saberes é necessário, além do entendimento jurídico atualizado do magistrado, a aplicação, principalmente, darazoabilidade na resolução de conflitos.É preciso entender o que se pede pelas partes e aplicar um entendimento mais próximo da razão.
Nesse sentido, mostra-se altamente complexo utilizar-se daconciliação de saberes científico, religioso, cultural e moral por parte dos julgadores do litígio, sendo que o caminho mais próximo para que se chegue uma conclusão mais favorável seria a...
tracking img