Caso clinico farmacologia cardiaca

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 27 (6557 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Farmacologia Cardiovascular Diogo Silva Piardi

Antitrombóticos
CCF 85
1. Heparina não-fracionada ou fracionada. • Heparina superior a placebo. • Simmoneau et. al. o 602 pacientes randomizados para heparina BPM/heparina não-fracionada o Embolia, sangramento maior, morte (8 e 90 dias): sem diferenças (5,9% versus 7,1%) • COLUMBUS, American-Canadian Thrombosis Study Group → confirmaram achados2. Heparinemia entre 0,25-0,5 UI/ml. Dose de ataque de 10000 UI, seguida de infusão de 15-25 UI/kg/h (diluída em soro glicosado ou fisiológico). Em adulto de 70 kg, infusão inicial de 1000 UI. Em caso de administração intermitente: 5000-10000 UI a cada 4 horas. 3. Individualizado. Média 4-5 dias. 4. Heparina de baixo peso molecular. 5. KTTP (TTPA): 1,5-2x acima do “normal” (50-80 segundos). Emcaso intermitente: medir antes de nova infusão. Em caso contínuo: qualquer momento após a estabilização dos níveis plasmáticos de heparina ou da dose de ataque, mudando a velocidade de infusão após o resultado, se necessário. Isso é importante, principalmente na heparina de baixo peso molecular, que tem cinética de ordem zero. (segundo a aula: ver KTTP a cada 6 horas) Plaquetas: a cada 3-5 dias.. 6.Sangramento: EA mais comum e de maior risco. Ocorre em até 20% dos pacientes em dose plena, sendo grave em ¼ desses. TGI e TGU: sítios mais comuns. Queda do hematócrito pode ser a única manifestação. Sangramento de SNC/adrenais: críticos, mesmo quando pequenos. Ocorrem principalmente quando seu uso O risco cresce paralelamente ao aumento do TTPA. Idade, doenças concomitantes (IR) e associação comantiplaquetários aumentam risco. O esquema em minidoses envolve baixo risco. Heparinas BPM têm menor risco de sangramento. Antagonismo: • Moderado: suspensão. • Graves: transfusões, antagonismo da ação anticoagulante o Protamina: 1 mg antagoniza 100 UI Cuidado: se já usada, controlar a dose, pois pode ter efeito anticoagulante. Dose • Esquema intermitente: levar em conta a dose dada e o tempotranscorrido desde a dose • Esquema contínuo: calcular heparina administrada na última hora. Heparina por tempo em excesso pode levar a coagulação excessiva, por levar a consumo de antitrombina III.

7. Fibrinolíticos estão mais indicados em casos de perturbação hemodinâmica importante por diversos êmbolos. 8. Iniciar junto com a heparina (há latência do cumarínico, o que desaparece apósaproximadamente 4-5 dias de heparina, podendo suspender a heparina – se o INR estiver na faixa terapêutica em 2 dias consecutivos). 9. Antagonismo da vitamina K. Os fatores II, VII, IX e X e as proteínas anticoagulantes C e S são sintetizadas no fígado em sua maior parte, sendo inativados se não houver carboxilação de resíduos de glutamato amino-terminais, processo que necessita de CO2, oxigênio molecular evitamina K reduzida. A vitamina K reduzida deve ser regenerada do epóxido por carboxilação e síntese protéica. A enzima vitamina K epóxido redutase, a catalisadora desse processo, é inibida pela varfarina. 10. TP INR. 11. Sangramento (mais comum e mais grave). Antagonismo: vitamina K1 (fitonadiona ou filoquinona) 10-50 mg, com latência de efeito de 6-8 horas; 2-3 unidades de plasma fresco é maisrápido. Outros: distúrbios GI, elevação de transaminases, leucopenia, alopecia, lesões necróticas independente de hemorragia, variando conforme o representante. Podem haver malformações congênitas.
1

Farmacologia Cardiovascular Diogo Silva Piardi

CCF 86
1. ECRs e metanálise comprovaram efeito de heparina em minidoses para a prevenção de TV e TEP em pacientes submetidos a procedimentoscirúrgicos, com menor número de mortes por TEP, sem aumento na incidência de sangramentos graves. 2. Administração SC de 5000 UI bid ou tid (no caso, tid), objetivando manter heparinemia entre 0,05 e 0,15 UI/ml. Cuidados: • Selecionar solução de heparina com concentração adequada ao uso SC. • Retirar o volume desejado com agulha diversa da que será introduzida no paciente (o filme do fármaco poderia...
tracking img