Aps - farmacologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 31 (7745 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Atividade Pratica Supervisionada: FARMACOLOGIA
1. INTRODUÇÃO
Farmacologia pode ser definida como a ciência que estuda os efeitos das substâncias químicas sobre a função dos sistemas biológicos. A farmacologia se divide em duas vertentes:
Farmacocinética estuda as ações do organismo sobre as drogas. Absorção (vias de administração), distribuição, metabolização, excreção.
Farmacodinâmicaestuda as ações das drogas sobre o organismo. Estuda os efeitos fisiológicos, bioquímicos e o mecanismo de ação dos fármacos.

2. CONCEITOS BÁSICOS DE FARMACOLOGIA

Remédio: palavra utilizada pelo leigo como sinônimo de medicamento. Na realidade remédio pode ser considera todo e qualquer dispositivo que sirva para tratar o doente ou que alivie uma condição não desejada. Um banho frio, umabolsa de gelo, uma massagem, um medicamento, entre outros.
 Medicamento: produto farmacêutico, tecnicamente elaborado, com finalidade profilática, curativa, paliativa ou para fins de diagnósticos. É uma forma farmacêutica terminada que contém o fármaco, geralmente, em associação com adjuvantes farmacotécnicos. Preparações com drogas de ação farmacológica que são utilizadas de acordo com suasindicações e propriedades.
 Fármaco: substância química conhecida e de estrutura química definida, dotada de efeito terapêutico e que é o princípio ativo do medicamento.
 Droga: qualquer substância capaz de alterar uma determinada função biológica através de suas ações químicas.
Biodisponibilidade: indica a velocidade e a extensão de absorção de um princípio ativo em uma forma de dosagem, a partir desua curva concentração/tempo na circulação sistêmica ou sua excreção na urina.
 Bioequivalência: consiste na demonstração de equivalência farmacêutica entre produtos apresentados sob a mesma forma farmacêutica, contendo idêntica composição qualitativa e quantitativa de princípio ativo, e que tenham comparável biodisponibilidade, quando estudados sob um mesmo desenho experimental.

3.FARMACOCINÉTICA

4.1. VIAS DE ADMINISTRAÇÃO
A via de administração é determinada primeiramente por vários fatores: efeito local ou sistêmico da droga; propriedades do fármaco e da forma farmacêutica administrada; idade do paciente; conveniência; tempo necessário para o inicio do tratamento; duração do tratamento e obediência do paciente ao regime terapêutico. As principais vias de administraçãode fármacos são:

4.2.1. Enteral
a. Oral. A administração do fármaco pela boca é a via mais comum, mas também é a mais variável e envolve o caminho mais complicado até os tecidos. Alguns fármacos são absorvidos no estômago; contudo, o duodeno é o principal local de entrada na circulação sistêmica devido a sua maior superfície absortiva. A ingestão de fármacos com os alimentos podeinfluenciar a absorção. A presença de alimento no estômago retarda o esvaziamento gástrico de forma que os fármacos que são destruídos pelo ácido, por exemplo, penicilina se torna indisponíveis para a absorção.
b. Sublingual. A administração de um fármaco por essa via tem a vantagem de que o fármaco não passa pelo intestino e pelo fígado e, assim, evita a biotransformação de primeira passagem.A colocação sob a língua permite ao fármaco difundir na rede capilar e, por isso, entrar diretamente na circulação sistêmica.
c. Retal. 50% da drenagem da região retal não passa pela circulação portal; assim, a biotransformação dos fármacos pelo fígado é minimizada. Tanto a via de administração sublingual quanto a retal têm a vantagem adicional de evitar a destruição do fármaco pelas enzimasintestinais ou pelo baixo pH no estômago. A via retal também é útil se o fármaco provoca vômito quando administrado oralmente ou se o paciente já se encontra vomitando.

4.2.2. Parenteral
d. Intravascular (IV). A injeção intravenosa (IV) é a via parenteral mais comum. Para fármacos que não são absorvidos por via oral, em geral não há outra escolha. Com a administração IV, o...
tracking img