Caso Cl Nico Esquitossomose

711 palavras 3 páginas
UNIVERSIDADE POTIGUAR – UNP

CURSO: FARMÁCIA
DISCIPLINA: MECANISMOS DE AGRESSÃO E DEFESA

CASOS CLÍNICOS

NATAL/RN
201
Caso clínico 04:
Dos métodos abaixo, qual apresentou resultado positivo? Por que foi o método mais eficiente? O método de Kato/Katz apresentou o resultado positivo. Pois, permite revelar os ovos de helmintos e a análise quantitativa determina o número total de ovos por gramas de fezes com auxilio de tabela ou multiplica-se por o número de ovos encontrados efetivamente na preparação examinada por 24.
Que parasito(s) foi/foram encontrado(s) no(s) exames? Qual a forma encontrada? O parasito encontrado foi o Schistosoma mansoni. A forma encontrada foi os ovos no material em questão.
A coceira do menino tem algo a ver com essa infecção? Como ele adquiriu? Sim, a coceira faz parte da infecção, é um dos sintomas apresentados na fase aguda da doença. Os primeiros sintomas da infecção pelo Schistosoma podem ocorrer imediatamente após a invasão da pele pelo parasita. A penetração da pele por cercárias pode provocar a chamada “coceira do nadador”. Trata-se de uma ou mais lesões, tipicamente nas pernas ou pés, em forma de pápulas vermelhas que causam intenso comichão.
Qual a forma infectante do parasito? Cercária é a forma infectante para o homem, que penetra através da pele e é produzido por caramujos do gênero Biomphalaria.
Poderia haver alguma contaminação no brejo? Qual seria a origem dessa contaminação? Sim, poderia existir contaminação no brejo. Pois, a infecção ocorre quando a pele entra em contato com água contaminada na qual vivem certos tipos de caracóis que carregam a esquistossomose. A água fica contaminada pelos ovos da Schistosoma quando pessoas infectadas urinam ou defecam nela. Os ovos eclodem e, se certos tipos de caracóis estiverem presentes na água, o parasita cresce e se desenvolve dentro deles. O parasita deixa o caracol e entra na água, onde pode sobreviver por em torno de 48 horas. Os parasitas Schistosoma podem

Relacionados