Case: tam em busca das classes emergentes.

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1705 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Universidade Presbiteriana Mackenzie
Pós Graduação
ADM de Negócios

Priscila Trosdtorf

Case: TAM em busca das classes emergentes.

São Paulo - SP
2011
Introdução:
Segundo o Instituto Data Popular 8,7 milhões de brasileiros emergentes farão pela 1º vez sua viagem de avião até o final de 2011. Dos R$ 23 bilhões que serão gastos nos aeroportos no ano de 2011, R$11,04 bilhões serãomovimentados pelas classes C e D.
Este trabalho irá tratar sobre a busca da Cia aérea TAM pelas classes C e D, o seu reposicionamento da marca, sua estratégia de preço e ampliação de sua linha de serviços, para assim atingir seu novo público alvo. Visto que hoje a empresa vê uma oportunidade de crescimento neste novo nicho de mercado.
Estratégia de Marketing:
Segundo Michael Porter todos osnegócios devem preparar estratégias para atingir suas metas. Michael Porter condensou em três tipos genéricos de estratégia de marketing; que fornecem um bom ponto de e partida para o pensamento estratégico:
1. Liderança total em custos: Nesse caso a empresa se esforça para conseguir os menores custos de produção e de distribuição, do modo a poder oferecer preços mais baixos do que os dosconcorrentes e a obter uma grande participação de mercado.
2. Diferenciação: O negócio se concentra em seguir um desempenho superior em uma área importante de benefícios ao cliente, valorizada por grande parte do mercado. A empresa cultiva as forças que contribuirão para a diferenciação pretendida.
3. Foco: O negócio concentra-se em um ou mais segmentos estreitos de mercado. A empresa acabaconhecendo intimamente esses segmentos e busca a liderança em custos ou diferenciação dentro do segmento-alvo.
Segundo Philip Kotler em seu livro Administração de Marketing, uma organização estrategicamente posicionada, realiza atividades diferentes das de seus rivais ou realiza atividades similares de maneiras diferentes.
Estratégia de preço
No livro “A estratégia do Oceano Azul” o autor explica quepara garantir um vigoroso fluxo de receita para sua oferta, deve-se definir o preço estratégico certo. Hoje as empresas estão descobrindo que o volume gera retornos mais elevados do que de costume e a segunda razão é que para o comprador, o valor do produto ou serviço pode demonstrar estreitamento vinculado ao número total de usuários. No meio tempo a ascensão de produtos intensivos em conhecimentotambém gera a possibilidade de carona, ou seja, essa característica torna a imitação competitiva não só possível, mas também menos custosa. O custo e o risco de desenvolver uma idéia inovadora são ônus do criador, não do seguidor.
O preço estratégico definido para o novo bem ou serviço deve não só atrair grande quantidade de compradores, mas também contribui para retenção deles.
O preçocertamente é o mais flexível dos elementos do composto de marketing, pois é capaz de mudar em tempo muito curto. Também é único elemento do composto de marketing que produz receitas; os outros elementos (propaganda, praça e produto) representam custos. A maioria dos executivos de marketing aponta o preço como o mais importante elemento do composto de marketing, por causa de diversas e complexasconsiderações que devem ser computadas num preço típico, incluindo clientes, competição, custos e intervenções governamentais.
À medida que as economias evoluem, uma proporção cada vez maior de suas atividades se concentra na produção de serviços.
Uma empresa ganha dinheiro ao satisfazer as necessidades dos clientes melhor do que a concorrência o faz.
Como afirma Michael Porter, reduzir preços é emgeral uma insanidade, principalmente se a concorrência puder chegar a preços tão baixos quanto os seus.
Ampliação da linha.
Para Kotler, cada linha de produtos de uma empresa abrange certa parte da extensão total possível. A empresa pode ampliar sua linha de mercado para baixo, acima, em ambos os sentidos ou seja complementar a linha. Neste estudo vamos falar apenas sobre a ampliação do mercado...
tracking img