Case coca cola brasil- retorno ao passado

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (913 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Curso.....: MBC COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL
Disciplina: ANÁLISE DE MERCADO

PROPOSTA: Análise do Case “Coca-Cola- Retorno ao passado”

A Coca-Cola decidiu voltar no tempo para atacar umgrande inimigo em São Paulo: as concorrentes marcas populares e baratas de refrigerantes. A Coca-Cola volta a fabricar em escala industrial a Coca em garrafas retornáveis de um litro.
O vasilhame quepontuou a infância da geração com hoje 30 e 40 anos volta às prateleiras de pontos-de-venda escolhidos com um propósito bem definido: capturar o consumidor de baixa renda. A estratégia é vender paramercadinhos de vizinhança nas áreas onde mora a população de renda mais baixa. A garrafa de vidro já sai da fábrica com o preço estampado na tampa e tenta atacar a consolidação dos refrigerantes maisbaratos.
Apesar de ser vantajoso para o bolso do consumidor, a garrafa retornável exige um investimento pesado da empresa e a estruturação de processos, como o retorno dos vidros, a estocagem e alimpeza dos vasilhames, até então inexistentes pelo sucesso das embalagens PET. Além de investimento em maquinário, obras civis e na compra dos vasilhames e caixas- engradados, igualmente desnecessárias nocaso das garrafas de plástico.
Segundo matéria publicada no Jornal Valor Econômico, de 22/07/2012, Marco Simões, vice-presidente de Comunicação e Sustentabilidade da Coca-Cola Brasil explicou que“Graças ao aumento na adesão à esse tipo de embalagem, as vendas da empresa no país tiveram um crescimento de 13% em volume no segundo trimestre do ano. Uma garrafa retornável de vidro, vai e volta cercade 40 vezes e isso, além de ser mais ecológico, possibilita que o consumidor pague somente o preço do líquido. O produto fica 30%mais barato para o consumidor, o que lhe garante maior vantagemcompetitiva. Além ajudar a fidelizar o cliente a determinado ponto de venda”.
A estabilização econômica que permitiu um aumento do poder de compra da população, favorecendo a compra de produtos antes...
tracking img