Case 2- pedro- telelatina

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1031 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Estudo de caso-2
Disciplina: Administração
Prof. Pedro Mahfuz


Telelatina

A Telelatina é uma empresa de grande porte, que fabrica equipamentos de comunicações para grandes corporações e agências governamentais. A vantagem competitiva da organização sempre foi à qualidade de seus produtos. No entanto, seus preços são mais altos que os da concorrência e seus prazos de entrega são maisdilatados. Diante da perda de clientes, a diretoria achou que algo deveria ser feito.
Percebeu-se a necessidade de aprimorar os métodos e processos de trabalho na área de projeto e montagem de equipamentos, onde existiam problemas.
Sua equipe de consultores externos foi contratada, o prazo para a solução é de seis meses. Por sugestão de sua equipe, a Autolatina indicou um grupo interno paratrabalhar com sua equipe.O grupo de funcionários com cerca de um ano de casa foi composto na maioria por trainees e gerentes júnior,cuja missão era estudar e propor aprimoramentos para os processos de desenvolvimento e fabricação de grandes equipamentos, sob orientação da sua equipe de consultores.
Poucos meses depois
, o grupo tinha resultados para apresentar. Suas recomendações foram discutidas nadiretoria, após passar por revisão da firma de consultoria, e foram aprovadas para implantação.
Quando começaram as reuniões e entrevistas para implantação, os integrantes do grupo perceberam que a mudança não seria tão fácil de realizar como havia parecido. A reação dos funcionários ( gerentes e técnicos de montagem) era, de forma geral, negativa.

Dizia um:
Se essa modificação que vocês estãopropondo for feita, a qualidade ficará comprometida.

Dizia outro:
Isso é impossível do ponto de vista técnico. Essa etapa não pode ser encurtada. Vocês não conhecem o processo direito.

Acrescentava um terceiro:
Então foi para isso que vocês estiveram aqui antes? Se eu soubesse, teria dado outras informações que vocês não souberam pedir. Suas recomendações não vão dar certo. Vocêsnegligenciaram fatores importantes.

Passados seis meses, o projeto estava num impasse. O prazo do contrato com sua empresa de consultoria haviam terminado. A diretoria da Telelatina reclamava que havia comprado um projeto de aprimoramento e que esse objetivo não havia sido cumprido. Sua empresa de consultoria alegava que sua responsabilidade havia terminado com o treinamento dos consultores internos.Se eles não conseguiam implantar os aprimoramentos, não era mais problema dela. Caso a Telelatina quisesse uma solução, haveria necessidade da contratação de novo projeto.
Numa reunião, o presidente da Telelatina e os diretores trocaram algumas idéias, entre elas:
Seguimos à risca os princípios da boa administração e os conselhos da consultoria Por que não deu certo? Temos um grupo defuncionários que começou altamente motivado. Agora, eles estão frustrados, porque não conseguem implantar nada.
Será que os técnicos resolveram sabotar o trabalho? Será que é uma questão de cultura conservadora?
Mais difícil será decidir o que fazer daqui para frente.

Questões:

1. Quais os principais problemas deste caso, no que diz respeito ao processo administrativo? Avalie a qualidade dos processosde planejamento, organização, execução e controle da mudança que a Telelatina fez.
2. Qual sua sugestão para resolver o problema agora? Esboce um plano, com objetivos e formas de controle, organização da equipe e etapas de execução.

Estudo de caso adaptado pelo prof. Pedro Mahfuz para fins didáticos.


Bibliografia:

MAXIMIANO, Antonio César Amaru. Teoria geral da administração: darevolução urbana à revolução digital.4. ed.São Paulo: Atlas, 2004.

























Respostas


1- Quais os principais problemas deste caso, no que diz respeito ao processo administrativo?Avalie a qualidade dos processos de planejamento, organização, execução e controle da mudança que a Telelatina fez.

Os principais problemas da Telelatina eram os prazos de...
tracking img