Reuso de retalhos de chapas derivadas de madeira da indústria moveleira para a confecção de chapas prensadas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 46 (11276 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE SENAI DE TECNOLOGIA AMBIENTAL

ANTONIO ANTUNES JUNIOR

REUSO DE RETALHOS DE CHAPAS DERIVADAS DE MADEIRA DA INDÚSTRIA MOVELEIRA PARA A CONFECÇÃO DE CHAPAS PRENSADAS

SÃO BERNARDO DO CAMPO 2007

Antonio Antunes Junior

Reuso de retalhos de chapas derivadas de madeira para a confecção de chapas prensadas. Estudo de caso na escola SENAI “Almirante Tamandaré” e empresas da regiãode São Bernardo do Campo e Diadema.

Monografia apresentada à Faculdade SENAI de Tecnologia Ambiental, dentro do Curso Superior de Tecnologia Ambiental - SBC, como requisito da disciplina de Projetos Ambientais, sob a Orientação do Prof. MSc. Antonio Donizetti Giuliano e Coordenação Geral do Prof. MSc. Fernando Codelo Nascimento.

São Bernardo do Campo 2007

674 A636r

ANTUNES JUNIOR,ANTONIO Reuso de retalhos de chapas derivadas de madeira para a confecção de chapas prensadas. Estudo de caso na escola Senai “Almirante Tamandaré” e empresas da região de São Bernardo e Diadema, SP - São Bernardo do Campo, 2007. 63 p. Monografia apresentada na disciplina de Projetos Ambientais – Faculdade Senai de Tecnologia Ambiental / SBC

DEDICATÓRIA Orientador: Prof. MSc. Antonio DonizettiGiuliano Coordenador: Prof. MSc. Fernando Codelo Nascimento
1. Resíduos de Madeira 2. Chapas Prensadas 3. Reuso de Madeira. l. Título CDU

Agradecimentos

Agradeço à Deus, que é o dono de toda sabedoria e que proporcionou que este trabalho fosse concluído com sucesso. Aos alunos do setor de movelaria da Escola SENAI “Almirante Tamandaré”, em especial ao Leonardo, Lucas, Vinícius, Bruno, Marina,Patrícia e Mayara, que foram aplicados para o desenvolvimento dos ensaios e confecção das chapas prensadas. A coordenação geral da Escola SENAI “Almirante Tamandaré”, em especial ao coordenador técnico Pedro Sanches Bardini e ao Diretor Murilo Strazzer, que sem a autorização e a confiança não seria possível ser executados os ensaios e a fabricação das chapas prensadas. Ao meu orientador Prof.MSc. Antonio Donizetti Giuliano, que foi o meu facilitador para esclarecer as duvidas e sugerir idéias para este trabalho ser executado com uma aplicação pratica para resolver problemas reais. Ao Prof. MSc. Fernando Codelo Nascimento, que foi o principal responsável pela correção e melhoria deste trabalho, que durante todo o percurso esteve empenhado para ensinar e propor melhorias.

RESUMONeste estudo apresenta-se uma forma de reutilizar os retalhos de chapas derivadas de madeira, resíduo proveniente da indústria de móveis, evitando-se que sejam descartados inadequadamente ou tenham uma destinação menos nobre. Além disso, propõe-se também a utilização de retalhos de madeira como matériaprima alternativa na fabricação de chapas prensadas. Esta prática alternativa contribui para aredução do volume e custo de disposição de resíduos em aterros, aumentando assim sua vida útil. Contribui ainda com menor consumo de matérias– primas utilizadas na fabricação de chapas derivadas de madeira. O trabalho foi realizado na Escola SENAI “Almirante Tamandaré”, em São Bernardo do Campo - SP, entre os meses de fevereiro à maio de 2007. Para a realização deste estudo de caso foram utilizados comoinstrumentos de pesquisa: visitas à empresas, fotos, teses, monografias, manuais, normas, entre outros. A partir dos resultados obtidos, em relação ao custo e qualidade da chapa prensada foi possível demonstrar a viabilidade da fabricação de chapas prensadas a partir de retalhos de chapas derivadas de madeira, diminuindo assim os custos de destinação de resíduos e compra de matéria-prima.Palavras chaves: Resíduos de Madeira; Chapas prensadas; Reuso de Retalhos de madeira.

ABSTRACT

This study shows a proposal for the reuse of shreds from wooden plates a residue originated by the furniture industry and so avoiding to have them inappropriately discarded or to give them a less useful destination. Besides, it is also intended to use wood shreds as an alternative raw material for...
tracking img