Casa cascata

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1036 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Casa da Cascata / Frank Lloyd Wright
* Arquitetos: Frank Lloyd Wright
* Ano Projeto: 1939
* Localização: Mill Run, Pennsylvania, Estados Unidos da América  
A Casa da Cascada foi concebida a partir da sua integração ao curso d’água que passa pela propriedade. Frank Lloyd Wright a imaginou para que os futuros moradores sempre sentissem a força com que cai e passa o riacho, nãovisualmente, mas através do som que se produz, percorrendo toda a casa.
Wright resolveu o desenho da casa ao redor da chaminé, que  foi considerado o lugar de reunião da família. A base da casa são as rochas do lugar. Algumas superam o nível inferior e aparecem junto à chaminé, trazendo, em certa medida, a cascata para dentro da residência, criando um núcleo vertical, reforçado pela torre da chaminé,o ponto mais alto da casa.

A Casa da Cascata é formada por duas partes: a casa principal dos clientes, construída entre 1936 e 1938, e o quarto de hóspedes, finalizado em 1939. A casa original contém ambientes simples, proporcionados pela arquiteto; uma sala de estar ampla com um cozinha compacta no nível térreo; e uma enorme suíte principal no segundo andar. O terceiro nível era o lugar deestudo e dormitório do filho do cliente, o sr. Kaufmann.
Casa da Cascata / Frank Lloyd Wright
Todos os recintos da casa se relacionam com o entorno natural. A sala de estar, inclusive, apresenta uma escada que conduz diretamente ao riacho. As circulações dentro da casa são escuras, os corredores são estreitos, para que os habitantes tenham a sensação de fechamento, em comparação com a aberturaproporcionada à medida que se aproximam aos ambientes principais.
Planta nível 1 Planta nível 2 Planta nível 3
A beleza desses espaços se encontra em suas extensões à natureza, feita com grandes varandas em balanço. Projetadas em ângulos retos, são elementos esculturais da casa, além de sua função.
Casa da Cascata / Frank Lloyd Wright
Para a estrutura das varandas, Wright trabalhou com doisengenheiros. A solução estava nos materiais. A casa tomou uma forma de alvenaria definitiva, para se relacionar com o sítio. As varandas são de concreto armado.
Casa da Cascata / Frank Lloyd Wright
O exterior da casa impõe certa horizontalidade, que se destaca pela presença das pedras e tijolos, e principalmente das varandas. As janelas apresentam um condição especial: se abrem também nasesquinas da casa, procurando romper a configuração de caixa, e permitir a incorporação da natureza.
Casa da Cascata / Frank Lloyd Wright
A perfeição de todos os detalhes leva esta obra a uma consistência de alto grau. É uma obra que vai muito além de sua forma, onde a presença física e espiritual do homem se faz mais transparente, em sincronia com a relação harmônica entre arquitetura e natureza.Casa da Cascata / Frank Lloyd Wright

http://www.archdaily.com.br/53156/classicos-da-arquitetura-casa-da-cascata-frank-lloyd-wright/

A Casa da cascata é um das mais belas obras da arquitetura orgânica, escola defendida por Frank Lloyd Wright e que tem como proposta a integração entre a obra e o entorno. Olhando a casa aninhada no meio da floresta pensamos nela como um mirante construído paracontemplar a beleza da natureza local. Frank Loyd Right não inventou a arquitetura orgânica, ela existe desde sempre em muitas construções, famosas ou não, espalhadas pelo mundo. O que Lloyd conseguiu foi criar um ícone dessa filosofia arquitetônica ao mesmo tempo em que fundava o modernismo arquitetônico.

O que caracteriza essa casa como orgânica? Ela aproveita o declive do terreno e se assentasobre as pedras que estão lá desde sempre. Diante da lareira é possível ver, aflorando do piso uma das pedras originais do terreno. Lloyd preferiu não remove-la e assim ela passou a ser um elemento da casa. A casa está situada no meio da floresta. A remoção de vegetação foi mínima e o curso da cascata não foi alterado. Foi a construção que se debruçou sobre a água corrente. A integração com o...
tracking img