Cartilha de exames laboratoriais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 32 (7888 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS
ESCOLA DE ENFERMAGEM
DEPARTAMENTO DE ENFERMAGEM
DISCIPLINA SEMIOLOGIA

EXAMES COMPLEMENTARES
Amélia Cristina Gomes
2008011784

HEMOGRAMA COMPLETO (Série Branca e vermelha)

➢ Contagem global de leucócitos (CL)

O que é e para que serve: Na contagem de leucócitos ou leucometria, verifica-se o número de leucócitos em um microlitro de sanguetotal. Isso é feito com dispositivos eletrônicos. Esse exame pode ser útil no diagnóstico de infecções e inflamações e também no monitoramento da resposta de um paciente à quimioterapia ou radioterapia. A leucometria também pode ajudar a determinar se são necessários outros exames.
Valores de referencia: A contagem de leucócitos varia normalmente de 4000 a 10000/µL (SI, 4 a 10 X 109/L).
ImplicaçõesClínicas: Uma elevada contagem de leucócitos (leucocitose) sinaliza comumente uma infecção, como um abscesso, meningite, apendicite ou amigdalite. A leucocitose pode indicar também leucemia ou necrose tecidual causada por queimaduras, infarto ou miocárdio com gangrena.
Uma baixa contagem de leucócitos (leucopenia) indica depressão da medula óssea, que pode decorrer de infecções viróticas ou deinfecções tóxicas, tais como aquelas após tratamento com agentes antineoplásicos, ingestão de mercúrio ou outros metais pesados ou exposição a benzeno ou arsênicas. A leucopenia acompanha também à gripe, a febre tifóide, o sarampo, a hepatite infecciosa, a mononucleose e a rubéola.
Procedimentos de enfermagem:
o Fazer uma punção venosa e colher a amostra num tubo de 7 mL contendoEDTA.
o Encher totalmente o tubo de coleta de amostras e invertê-lo delicadamente várias vezes, para misturar a amostra e o anticoagulante.
Valor do exame: (incluído no hemograma completo) 12,00 reais

➢ Contagem diferencial de leucócitos (CDL)

O que é e para que serve: Numa contagem diferencial de leucócitos, o laboratório classifica 100leucócitos ou mais em umesfregaço de sangue corado de acordo com os cinco tipos principais de leucócitos – neutrófilos, eosinófilos, basófilos, linfócitos e monócitos – e determina a percentagem de cada tipo.
A contagem percentual dos leucócitos permitirá, conhecendo-se o seu número total por milímetro cúbico, calcular o número absoluto de cada um dos tipos leucocitários na amostra estudada.
Umacontagem diferencial de leucócitos ajuda a avaliar a capacidade do organismo de combater infecções. Ela também ajuda a detectar reações alérgicas, infestações parasitárias e leucemia.
Valores de referência: Percentagens normais de cada tipo de leucócitos em adultos:
o Neutrófilos: 54% a 75% (SI, 0,54 A 0,75)
o Eosinófilos: 1% a 4% (SI, 0,01 a 0,04)o Basófilos: 0% a 1% (SI, 0 a 0,01)
o Monócitos: 2% a 8% (SI, 0,02 a 0,08)
o Linfócito: 25% a 40% (SI, 0,25 a 0,40)
Implicações Clínicas: Para chegar a um diagnóstico preciso, os resultados do teste diferencial sempre tem de ser interpretadas em relação à contagem global de leucócitos. Padrões diferenciais anormais sugerem uma gama de resultados mórbidos eoutras condições. Alguns tipos de doenças causam o aumento ou a diminuição da contagem de um tipo de leucócito, como pode ser exemplificado na tabela abaixo:
[pic]
(Quadro de Barnes, 2002)


Procedimentos de enfermagem:
o Fazer uma punção venosa e colher a amostra num tubo de 7 mL contendo EDTA.
o Encher totalmente o tubo de coleta de amostrase invertê-lo delicadamente várias vezes, para misturar a amostra e o anticoagulante.
Valor do Exame: (incluído no hemograma completo) 12,00 reais


➢ Contagem de hemácias (CH)


O que é e para que serve: A contagem de hemácias ou eritrograma ajuda a avaliar a capacidade de transporte de oxigênio do sangue e pode ser útil no diagnóstico de anemias, deficiência de...
tracking img