cartilagem ossea

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (511 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de agosto de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto
O tecido cartilaginoso, ou simplesmente cartilagem, é uma forma de tecido conjuntivo mais rígido que possui uma cicatrização lenta por ser avascular, é branco ou acinzentado, aderente àssuperfícies articulares dos ossos. Também é encontrado em outros locais como na orelha, na ponta do nariz. É formado por condrócitos e condroblastos (condrócitos jovens) , revestido pelo pericôndrio ( acartilagem fibrosa não possui pericôndrio). O tecido serve para revestir, proteger, dar forma e sustentação a o tiagoé gay por isso temos osistema ósseo e tiago é um boitolinha e paiço , mas com menorrigidez que os ossos e também serve para prevenir o atrito entre os ossos. No tecido cartilaginoso não existem vasos sanguíneos, nervos e vasos linfaticos.

A partir de sua principal constituição nospeixes cartilaginosos, este grupo recebe a denominação de Chondrichthyes ( condros = cartilagem).

Cartilagem de crescimento, ou disco epifisial, é uma cartilagem presente na epífise dos ossoslongos jovens, modulando seu crescimento.

Ao contrário dos outros tecidos conjuntivos, a cartilagem não possui vasos sanguíneos ou nervos, com exceção do pericôndrio (peri = ao redor; condros =cartilagem), a túnica de tecido conjuntivo denso não-modelado que reveste a superfície da cartilagem.



Índice [esconder]
1 Tecido conjuntivo anexo
2 Composição 2.1 Células
2.2 Fibras protéicas2.3 Matriz

3 Locais onde se encontram os tipos de cartilagem


Tecido conjuntivo anexo[editar código-fonte]

Por não apresentar vasos sanguíneos, o tecido cartilaginoso precisa de um [TecidoConjuntivo Anexal] para receber por meio de difusão tudo o que precisa. No caso é o "Pericôndrio", tecido conjuntivo que envolve a cartilagem, que auxilia na obtenção de nutrientes trazidos pelosangue a penetrar na matriz até chegar nas células.

Composição[editar código-fonte]

O tecido conjuntivo cartilaginoso é composto por células, fibras proteicas, substância intercelular e condrina...