Cartie Bresson

810 palavras 4 páginas
As teorias das influências seletivas podem ser divididas em: abordagem empírico-experimental e abordagem empírica de campo. A primeira respalda na psicologia, enfatiza a intervenção de fatores individuais e subjetivos no processo comunicativo. A segunda enfatiza os fatores de mediação social que interferem na recepção e decodificação de mensagens.
Abordagem empírico-experimental ou da persuasão
Esta abrange duas coordenadas: estudos sobre características dos destinatários que intervêm para a obtenção dos efeitos e pesquisas sobre a organização ótima das mensagens com fins persuasivos. A abordagem da persuasão propõe a revisão do processo comunicativo entendido como relação mecanicista e imediata entre estímulo e resposta, levando em consideração fatores psicológicos intervenientes. A teoria empírico-experimental pretende observar a eficácia persuasiva de determinadas mensagens e a priorizar a avaliação dos efeitos dessas em situações específicas de campanha eleitoral, informativa ou publicitária.
Persuadir os destinatários é um objetivo possível, se a forma e a organização da mensagem forem adequadas aos fatores pessoais que o destinatário ativa quando interpreta a mesma. Os efeitos da mídia são diferentes para cada tipo de receptor, devido as diferenças individuais deste.
Modelo: causa (estímulo) Þ (processos psicológicos intervenientes) Þ efeito (resposta).
Fatores relativos à audiência

a.Motivação A escassez de interesse e de motivação por certos temas, a dificuldade de acesso à própria informação, a apatia social interferem no processo de recepção de mensagens. Quanto mais expostas as pessoas são a um determinado assunto, mais seu interesse aumenta, mais as pessoas se sentem motivadas para saberem mais acerca do mesmo.

b. Exposição seletiva

Determinadas camadas da população se interessam por meios diferentes. Para o lançamento de uma campanha há que se observar qual o meio mais eficaz para determinada mensagem e

Relacionados

  • UMA PROPOSTA DE PRESERVAÇÃO DA MEMÓRIA DA CRIAÇÃO DA UNIOESTE – CAMPUS DE TOLEDO/PR
    14831 palavras | 60 páginas