Carta da terra

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (942 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de abril de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto
1. Respeitar a Terra e a vida em toda sua diversidade.
A terra é nosso lar e o lar de todos os seres vivos. A própria Terra está viva. Fazemos parte de um universo em evolução. Os seres vivos sãomembros de uma comunidade de vida interdependente dotada de uma diversidade magnífica de formas de vida e de culturas. Damos graças pela herança que recebemos das gerações passadas e abraçamos nossasresponsabilidades para com as gerações presentes e futuras.
Interdependência é um conceito que rege as relações entre os indivíduos onde, um único indivíduo é capaz de, através de seus atos, causarefeitos,positivos e/ou negativos, em toda a sociedade. Ao mesmo tempo, esse mesmo indivíduo, por sua vez, é influenciado pelo todo. Com isso, é possível dizer que todas as pessoas e coisas que rodeiam avida dos seres humanos estão interligadas e afetam a vida de todos de forma significativa.
A interdependência entre todos os seres vivos requer que tenhamos um senso compartilhado deresponsabilidade pela sobrevivência e pelo bem estar dos membros desse planeta.
2-Cuidar da comunidade de vida com compreensão, compaixão e amor
Há milhares de anos, o ser humano está explorando os recursos danatureza, sem se preocupar por usá-los de modo que pudessem se renovar. Hoje ele despertou: ou cuida da Terra, de sua biodiversidade, dos ares, dos solos e das águas ou ele pode ir ao encontro do pior. Aecologia é expressão desta nova consciência. Ela é mais que o gerenciamento de recursos naturais escassos. É uma nova relação com a natureza, com mais benevolência e respeito aos ritmos naturais, éum novo modo de consumir, com moderação e responsabilidade, é um sentido de responsabilidade para com as gerações que vêm depois de nós e com o futuro comum da Humanidade e da Terra.
3- Construirsociedades democráticas, participativas, sustentáveis e pacíficas
Erradicar a pobreza como um imperativo ético, social e ambiental. Garantir o direito à água potável, ao ar puro, à segurança alimentar,...
tracking img