Carta ao papa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (470 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Carta ao papa.

Há muitos, Beatíssimo Padre, os quais medindo com seu fraco julgamento as coisas grandíssimas que se escrevem dos Romanos, sobre suas façanhas militares e sobre a cidade de Roma noque diz respeito às suas admiráveis construções, riquezas, ornamentos, e grandezas dos edifícios, acham que as mesmas sejam mais contos de fantasia do que verdade. Mas comigo costuma acontecer ocontrario; pois, julgando a partir dos vestígios que ainda vemos das ruinas de Roma as divindades daquelas almas antigas opinam não ser além de a razão acreditar que muitas coisas que parecem impossíveispara nós, para os antigos Romanos eram facílimas.
Se cada um de nós deve respeito aos pais e à pátria, sinto-me obrigado expor todas as minhas pequenas forças, para que continue vivo, o mais possível,um pouco da imagem, e quase a sombra desta cidade que, na verdade, é a pátria universal de todos os cristãos, e por um tempo foi tão nobre e poderosa, que as pessoas já começavam acreditar que ela sófosse superior ao destino e, contra o viés natural, fosse isenta da morte e destinada a durar eternamente.
O Arco que estava na entrada das termas de Diocleciano, uma parte do foro transitório quefaz poucos dias foi queimada e destruída, e os mármores se tornaram cal; arruinada a maior parte da Basílica do Foro, além disso, tantas colunas quebradas e cortadas no meio, tantos arquitraves, tantosbelos frisos despedaçados, que foi mesmo uma infâmia tolerar nestes tempos, e que se poderia dizer de verdade que até Anibal além de outros, tornariam piedoso.
Os edifícios modernos e de nosso temposão muito conhecidos, seja por serem novos, seja também por não alcançarem ainda em tudo a excelência nem aqueles imensos gastos que antigos vemos e admiramos. Contudo que aos nossos dias aarquitetura tenha se despertado muito e chegado muito próximo a maneira dos antigos, como se vê nas belas obras de Bramante, entretanto, os ornamentos não são de materiais tão valiosos como os antigos que,...
tracking img