Carlos de oliveira

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (389 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução

Relativamente à estrutura do trabalho, vamos apresentar a biografia de Carlos de Oliveira seguida da análise do poema Infância e de outras obras.

Biografia do Autor:

Carlos deOliveira (Belém do Pará, 10 de agosto de 1921 — Lisboa, 1 de julho de 1981) foi um grande escritor português do século XX. Nascido no Brasil, partiu para Portugal onde estudou em Coimbra. Amigo deFernando Namora e casado em 1949, Carlos de Oliveira publicou o seu primeiro livro de poemas chamado “Turismo”. A sua obra enquadra-se no movimento neo-realista. Este autor publicou também "Cabeças deBarro", "Casa na Duna" e “Mãe Pobre” que é uma das suas obras principais de poesia demonstrando um certo humanismo.

Em 1953 publica “Uma Abelha na Chuva", o seu quarto romance e, considerado ser umadas mais importantes obras da literatura portuguesa do século XX pois retrata um país isolado e pobre, vítima de uma ideologia totalitária.

Após lançar “Micropaisagem” e “Sobre o Lado Esquerdo, oLado do Coração”, em 1971, sai "O Aprendiz de Feiticeiro", colectânea de crónicas e artigos, e "Entre Duas Memórias", livro de poemas, que lhe vale o Prémio da Casa da Imprensa.

Após publicar“Finisterra”, morre na sua casa em Lisboa, com 60 anos.

Infância

Sonhos enormes como cedros que é preciso trazer de longe aos ombros para achar no inverno da memória este rumor de lume: o teu perfume,lenha da melancolia.

Carlos de Oliveira, in 'Cantata'



Neste poema, Carlos de Oliveira fala de rumores e sonhos distantes. Este poema também diz que a infância pode ser recordada, mas não podevoltar a ser vivida.

Exemplos de Obras:

Poesia

. Turismo (1942);

. Mãe Pobre (1945);

. Colheita Perdida (1948);

. Descida aos Infernos (1949);

. Terra de Harmonia (1950);

.Cantata (1960);

. Micropaisagem (1968, 1969);

. Sobre o Lado Esquerdo, o Lado do Coração (1968, 1969);

. Entre Duas Memórias (1971);

. Pastoral (1977).

Romance

. Casa na Duna...
tracking img