Carl menger

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2407 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Carl Menger foi, juntamente com William Stanley Jevons e Leon Walras, dos primeiros autores a salientar a importância do conceito de utilidade, e designadamente do de utilidade marginal, facto pelo qual é considerado um dos fundadores da corrente marginalista de pensamento económico.
Com efeito, para Menger o valor das coisas não estava no trabalho necessário para as produzir, mas nautilidade que os indivíduos delas poderiam retirar no sentido de satisfazer as suas necessidades. Mais concretamente, os bens seriam valiosos pelo facto de satisfazerem várias necessidades relativamente aos quais os indivíduos atribuiriam diferentes graus de importância. Neste contexto, o valor do trabalho e dos restantes inputs de produção é que seria determinado pelo valor dos bens, este, por suavez, determinado a partir da sua utilidade.
Com base neste raciocínio, Menger chegou a outra conclusão importante: a troca é um jogo de soma positiva, ou seja, todas as partes envolvidas ganham com esse processo. De facto, para Menger, as pessoas trocam coisas a que dão menos valor por outras a que dão mais valor, de acordo com a utilidade na satisfação de necessidades que delas vão retirar.
Umoutro contributo de Menger para o pensamento económico foi a explicação da forma como o dinheiro potencia desenvolvimento. Essa conclusão deriva do facto de a existência de um meio de troca amplamente aceite evitar a necessidade de trocas intermédias até se atingir o desejado e, por consequência, minimizar os obstáculos que eventualmente possam surgir. O aparecimento do dinheiro foi assim umprocesso "orgânico", sem a influência dos estados, tal como aliás a própria língua.
Menger deu origem à chamada Escola Austríaca de pensamento económico, que muito beneficiou também dos contributos dos seus seguidores, designadamente Friedrich von Wieser e Eugen von Böhm-Bawerk, que consolidaram e alargaram muitos dos seus estudos.
Faleceu em 1921.

Menger nasceu a 28 de fevereiro de 1840Atualmente, quando falamos em moeda, logo nos vem à mente a moeda em forma de papéis, emitidos pelo Banco Central dos países. Historicamente, porém, diversos bens assumiram o papel de meio troca amplamente aceito: sal,  gado, conchas, metais preciosos. Esse fenômeno, o surgimento da moeda, constituiu-se um mistério por muito tempo, tentando ser explicado por diversos pensadores, desde filósofos, como Platãoe Aristóteles até matématicos, juristas, entre tantos outros. Infelizmente, a maioria das explicações tinha como argumento central uma suposta “convenção” entre os indivíduos, que houveram por bem adotar um meio de troca padrão para facilitar as transações. Esse argumento dá margem a diversos questionamentos: a ausência de evidência histórica para corrobora-lo e a impossibilidade de se acordaruma proporção de troca entre os mais diversos bens de uma economia e o bem adotado como moeda, para citar os mais relevantes.

Carl Menger, entretanto, produziu uma teoria sobre o assunto de forma inovadora e satisfatória, sintetizada em um ensaio, “The Origins of Money”, publicado em 1872. Menger, em sua teoria, não tenta explicar a origem da moeda como um produto da intenção dos homens, queteriam percebido as vantanges de um meio de troca amplamente aceito e estabelecido uma convenção, de modo a proporcionar o bem comum. Pelo contrário, a moeda seria resultado involuntário das ações individuais dos homens, que buscam o interesse próprio.

Uma economia não monetarizada, isto é, uma economia de escambo, tem como característica as trocas diretas entre os agentes. Por exemplo, o agente A,possuidor de trigo, tenta encontrar um agente B, possuidor de arroz, sendo que que B deve estar disposto a trocar seu arroz pelo trigo de A. Evidentemente, esse mercado baseado em trocas diretas é muito limitado: muitas transações, que satisfazeriam os agentes, acabam não ocorrendo, dado que a probabilidade que dois agentes que estejam querendo exatamente o que o outro possui e acabem se...
tracking img