Cariologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 23 (5735 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Universidade Braz cubas


Cariologia

Índice
Introdução
Objetivo
Definição
A doença e suas características
Saliva
Placa bacteriana
Formação e estrutura da placa bacteriana.
Propriedades patogênicas das bactérias cariogênica

Esmalte do dente
A importância da fase mineral do esmalte

Diagnóstico da cárie dentaria
As técnicas mais utilizadas

Prevenção e tratamento
Conceitosgerais

O papel da higiene bucal
Uso clinico do flúor

O papel do controle da dieta
Introdução
A Dieta e a cárie dentária em humanos
Estudos epidemiológicos em humanos

Controle da carie dentaria para cada paciente
INTRODUÇÃO
Como a avaliação de atividade deve ser realizada
Identificando os fatores de riscos e fatores de riscos biológicos
Fatores de risco social e demográficoO que pode e o que não pode ser modificado pelo paciente?
Quais tratamentos preventivos não-invasivos estão disponíveis?
Controle de placa
Escovação dental
Limpeza interdental
Pacientes com sintoma de boca seca
Quando se deve chamar novamente o paciente?
Avaliação do consentimento para consultas de retorno

Controle da carie dentaria na população
Uma escala de prioridades de açãopreventiva

Remoção e restauração da carie
Introdução
Quando o tratamento restaurador se faz necessário
Finalização

Introdução
Uma má interpretação geral e popular sobre a cárie é que ela é uma praga moderna, como poluição e chuva ácida- que estamos pegando pela vida adocicada, por meio dos dentes. Em sentido quantitativo, isso obviamente verdadeiro- os dados epidemiológicos demonstram que asdietas ricas em açúcar, de muitas sociedades com tecnologia avançada, poderiam estar diretamente associadas à incidência de cárie (Newburn, 1982)- mas a cárie é uma doença antiga, talvez com um milhão de anos de idade, como evidenciam os registros esqueléticos (Hardwick, 1960). Antes da Idade do Ferro, provavelmente, não mais de 2-4% dos dentes examinados apresentavam cárie (Hardwick, 1960), massua presença era disseminada geograficamente. Durante a Idade do Ferro e no período romano, a cárie aumentou modestamente para cerca de 10% dos dentes examinados. Os dados de ossadas inglesas, que são os mais completos, indicam que a incidência da cárie permaneceu relativamente constante durante os períodos anglo-saxão e medievale, a seguir, aumentou drasticamente até o fim do século XVII(Brothwell, 1959; Moore e Corbett, 1971, 1973, 1975). Na Inglaterra e nos países ocidentais, a cárie aumentou continuamente até uma década atrás. A única quebra nessa espiral inflacionária foi durante a II Guerra Mundial, quando os países ocupados da Europa tiveram redução marcante nas cáries (Sognnaes, 1948). Com a retomada das importações de açúcar, o padrão da cárie voltou para o nível pré-guerra. Osestudos epidemiológicos revelaram um padrão mundial de cárie que, em certo sentido, reflete os achados antropológicos e históricos (Russel, 1966; Barmes, 1977). A incidência da cárie nos anos 50 e 60 foi muito baixa nos países subdesenvolvidos, mas aumentou muito rápido com a industrialização e com a exposição à moderna dieta ocidental.
Desde a antiguidade até o fim do século XVI, a mais frequentelocalização das cáries tem sido na dentição permanente na junção cemento-esmalte, em geral interproximalmente ou no ângulo da linha facial (Moore e Corbett, 1973)- muito similar à cárie radicular, observada atualmente. Era uma doença da idade madura e secundária à perda de inserção. No entanto, havia algumas exceções para o padrão de cárie radicular de início tardio.
Algumas tribos atuais daAmérica do Sul utilizam um processo de mastigação e fermentação para preparar uma bebida doce e espessa, feita de mandioca, chamada chicha, que eles bebem com muita frequência. Pelo menos em uma dessas tribos, sabe-se que a prevalência das cáries é muito alta (Larricket al., 1979).
Uma das importantes lições do registro histórico é que, mesmo que o nível geral de cáries tenha sido muito baixo...
tracking img