Carie de mamadeira

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1498 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

A doença cárie é uma doença crônica mais comum na infância. Dentre elas, está à cárie de mamadeira, uma destruição dental associada a uma etiologia multifatorial. Mesmo com grandes meios de prevenção bucal contra cáries, as de mamadeira, ainda continuam a afetar crianças em idade muito precoce. Um fator muito importante, é que a cárie pode ser prevenida, controlada e revertida,para isto, é extremamente necessário conhecer a fundo sua etiologia e seus fatores de risco, para que a doença não se desenvolva. A evolução da doença pode causar grande destruição dos dentes, levando até mesmo a perda dos mesmos. Sendo assim, o objetivo deste trabalho, é uma abordagem geral quanto à questão da doença cárie precoce em crianças, especificamente a cárie de mamadeira, reconhecendo osriscos e o desenvolvimento para profissionais da odontologia que visão este atendimento.




















DESENVOLVIMENTO


CÁRIE TIPO MAMADEIRA

Cárie de bebê, cárie de amamentação ou cárie de mamadeira, é um tipo peculiar de cárie avançada, que afeta a dentição decídua em criança bem jovem. Tem sempre um componente sócio cultural, relacionado à alimentação noturnae à ausência de higiene e apresenta-se com uma grande prevalência. Esse tipo de cárie tem característica própria de uma cárie incontrolável, "rampante”, cujos aspectos devem ser observados: afeta crianças muito jovens, antes do primeiro ano de vida, tem uma evolução muito rápida, envolve muitos dentes, geralmente mais de três incisivos e nos casos mais graves, chega a afetar também os incisivosinferiores. Para o aparecimento da doença é essencial a interação de três fatores: o microorganismo cariogênico, substrato cariogênico e o hospedeiro susceptível.


MICROORGANISMO CARIOGÊNICO

A complexidade de bactérias presentes no biofilme dificulta a determinação de um único agente causador da cárie. Vários grupos de microorganismos são responsáveis pelo início e desenvolvimento dalesão: Actinomyces spp, Veillonella spp, Bacteroides, Candida spp, Streptococcus da espécie mutans e Lactobacillus. Entretanto, podemos destacar os dois últimos grupos bacterianos citados acima como os principais envolvidos no processo da lesão. Os Streptococos mutans são responsáveis pela iniciação da lesão, A via de transmissão se caracteriza logo ao nascimento, as crianças adquirem uma série demicrorganismos que vão compor a microbiota bucal. Estes são transmitidos através da saliva, por indivíduos com os quais as crianças mantêm contato. Diversos estudos indicam que as crianças são colonizadas por clones presentes na cavidade bucal das mães, sendo estas a principal fonte de infecção.

SUBSTRATO CARIOGÊNICO


O desenvolvimento da cárie dental tem uma grande relação com oconsumo frequente de carboidratos fermentáveis e principalmente o açúcar. A fermentação dos carboidratos provocam o aumento de ácidos orgânicos no biofilme que propiciam a queda do ph podendo causar a desmineralização dental.
A sacarose é indicada como o carboidrato mais cariogênico. Este fornece energia para o desenvolvimento de bactérias na cavidade bucal, sendo que sua presença altera aqualidade e quantidade do biofilme. O biofilme com a presença da sacarose torna-se mais viscoso, favorecendo a difusão de ácidos na superfície dental e a colonização de microorganismos. O uso do açúcar traz como implicação clínica a possibilidade de transformar alimentos não cariogênicos em cariogênicos.


HOSPEDEIRO SUSCEPTÍVEL

O dente sendo um hospedeiro óbvio para o desenvolvimento da cáriepode apresentar algumas características que propiciam a presença desta doença como: esmalte imaturo, hipoplasia, genética do dente, apinhamento, formato e posicionamento dos dentes.
Além dos fatores citados anteriormente, deve-se considerar a saliva que está totalmente relacionada com o desenvolvimento da cárie. Na composição da saliva existem componentes orgânicos que são uma variedade de...
tracking img