Carga perigosa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2555 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A IMPORTÂNCIA DO CANAL DO PANAMÁ PARA O TRANSPORTE DE GRANÉIS.


Ivo Bridi
Jeferson Pinheiro
Maiara da Silva
Pedro Olímpio de Oliveira Jr


Resumo

Este trabalho apresenta a formatação que deve ser utilizada na coleção Negócios Mundiais. Leia com atenção este documento. O máximo de palavras para o resumo é 250.

Palavras-chave: Granéis, Canal do Panamá.


1 Introdução

Oobjetivo deste documento é esclarecer aos autores o formato que deve ser utilizado nos capítulos que farão parte da coleção ‘Negócios Mundiais do Curso de Comércio da UNIVALI’. Este documento está escrito de acordo com o modelo indicado para a formatação; assim, serve de referência, ao mesmo tempo em que comenta os diversos aspectos da formatação.




Não se esqueça de incluir naintrodução a metodologia, os objetivos gerais e específicos e, até mesmo, a justificativa, se for o caso.
?????????????

2 O PANAMÁ
Panamá é um país da America Central, sua capital é a cidade do Panamá. É divido ao meio pelo Canal do Panamá, onde o mesmo liga o Oceano Atlântico e o Oceano Pacífico. Banhado ao Norte pelo mar das Caraíbas, ao Sul pelo Golfo do Panamá e Oceano Pacífico, a leste fazlimite com a Colômbia e a oeste com a Costa Rica. Seu clima é tropical, língua oficial do país é o Espanhol e a religião predominante é a católica.
Ocupa uma área geográfica de 77.082 km², sua população em 2008 era estimada em 3.309.679 habitantes.
O país foi descoberto em 1501 por um espanhol, chamado Rodrigo Bastidas, antes disto o que existia na área eram somente indios, cerca de 60 tribos.Depois de ser descoberto, a cidade do Panamá foi fundada, e desde então, o país foi se desenvolvendo. Mas tarde, o país precisou lutar contra ataques dos piratas, foi assim, que unio-se a Colômbia, em 1830. Porém, entre vários conflitos e opiniões diferentes, os dois países se separam e em 1903 a Republica do Panamá firma sua idependência.
A economia do país é voltada para o setor de serviços, comuma ligação extremamente força nas operações ligadas ao Canal do Panamá. Os principais setores da composição do Produto Interno Bruto são a área agricola, indústria e serviços Tanto na importação como na exportação o país do Panamá vem se destacando cada vez mais. Na importação, seus principais clientes são: Costa Rica, Japão, Estados Unidos, importando produtos químicos, alimentos, veículosautomotores, máquinas e equipamentos mecânicos, elétricos, bens de capital, entre outros. Já na exportação, o país vendeu: camarão, banana, açucar, roupas e café e, seus pricipais clientes são: Estados Unidos, Suiécia, Espanha e Costa Rica.

3 CANAL DO PANAMÁ

É um Canal Marítimo, possui 81 quilômetros de extensão, onde o mesmo corta o istmo do Panamá (faixa de terra que liga a América do Norte aAmérica do Sul). Ponto estratégico e importante para o comércio internacional, o Canal do Panamá, é procurado, devido a sua extensão, onde o canal possui grandes berços de atracação, e consequentemente diminui o percurso dos navios. Os pricipais clientes, e utilizadores do canal é a China e os Estados Unidos .Os principais produtos movimentados são o petroleo e seus derivados, carga contenerizadae grãos. As rotas que passam pelo canal são:
• Da costa leste dos Estados Unidos ao Extremo Oriente;
• Da costa leste dos Estados Unidos a costa oeste da América do Sul;
• Da Europa a costa oeste dos Estados Unidos e Canadá.


O canal possui uma largura de 32,3 metros, comprimento 294,1 metros e um calado de 12 metros. As embarcações com mas de 62,5 metros de altura acimada linha d’água devem ter licença e aprovação especial da ACP, para tentar acessar o canal em dias de maré favoravél.

O Canal utiliza um sistema de fechaduras de compartimentos com entrada e saída. A função de bloqueio como elevadores de água: eles levantam navios do nível do mar (do Pacífico ou do Atlântico) para o nível de Lago Gatún (26 metros acima do nível do mar), fazendo com que...
tracking img